Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mulheres chegam a ganhar até 49% menos em relação aos homens por nível de escolaridade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hadassa Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Segundo pesquisa realizada pela Catho, mesmo com mais qualificação profissional, não há equidade salarial em nenhum grau de formação

No próximo dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data, que é recorrentemente marcada por homenagens, também traz à luz a discriminação de gênero no mercado de trabalho. Segundo dados levantados pela Catho, mulheres chegam ganham menos que os homens em todos os níveis de escolaridade. Profissionais com pós-graduação ou especializações, por exemplo, essas profissionais chegam a ganhar 49% a menos em relação aos homens.

Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres possuem maior grau de escolaridade, principalmente relacionado à doutorado e mestrado, nos quais mais de 50% possuem a qualificação. Do outro lado, profissionais do gênero masculino com as mesmas habilidades técnicas chegam a ganhar cerca de 40% a mais.

"A formação profissional é um dos principais fatores para o desenvolvimento na carreira e, consequentemente, na promoção de melhores salários e demais benefícios. No entanto, os dados apontam o contrário, ou seja, apenas formação, qualificação e experiência profissional ainda são insuficientes para igualá-las", afirma Tábitha Laurino, gerente sênior da Catho.

Pouca representação em cargos de gestão

Segundo dados do Great Place to Work (GPTW) de 2019, apesar de participação das mulheres serem maioria no mercado de trabalho, cerca de 56%, em cargos de alta gestão essas profissionais são minoria. De acordo com o levantamento, 45% estão nas médias lideranças (gerente/coordenadora), 26% na alta liderança (diretora, gerente sênior) e apenas 16,4% nas cadeiras de presidência/CEO.

Os dados reforçam uma questão periodicamente pautada, a falta de equidade de gênero no mercado de trabalho, tanto em representação feminina, escassa nos grandes cargos de uma empresa, enquanto salarial, que não permite que mulher e homem possuam as mesmas oportunidades.

"Por meio de uma breve análise, observamos que a discrepância não diminuiu em relação ao ano passado, muito pelo contrário, ela aumentou cerca de 4%. Isso significa que ainda que, insistentemente, seja falado sobre a falta de equidade salarial, ainda estamos distante do ideal. De modo geral, os dados refletem a urgência das empresas em proporcionarem equiparação entre homens e mulheres. Quando uma mulher cresce profissionalmente, todos crescem", avalia Laurino.

Sem poder de negociação salarial

Segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, em 2019, 89% das mulheres aceitam a primeira proposta oferecida por uma empresa, enquanto entre os homens esse valor é de 75%. Ainda de acordo com o levantamento, 25% dos homens negociam a remuneração salarial antes de aceitar uma proposta de emprego, entre as mulheres esse valor é de 11%.

"Há uma série de pressões externas que desencorajam as mulheres a pedirem o que desejam no momento de negociação. Muitas das vezes, elas não identificam que podem sim pedir um aumento salarial ou benefício. A negociação deve ser vista como uma ferramenta que está também ao alcance das mulheres", ressalta.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 800 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Essa cadeira é Minha

No Brasil, apenas 26% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres, e para acender o debate sobre a equidade de gênero, em mais um compromisso com a diversidade, a Catho lança o movimento #Essa Cadeira É Minha . A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto com toda a sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar