Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

CESVI avalia as mudanças nas regras de uso de peças no seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cesvi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Setor automotivo pode utilizar peças de reposição de fabricantes independentes

No segundo semestre de 2019, as oficinas de reparação automotiva foram impactadas por uma nova orientação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) sobre reparo de veículos. A partir de então, não é mais obrigatório o uso de peças originais do carro em eventual necessidade de troca.

Ou seja, no caso de colisões com danos parciais, as seguradoras podem oferecer aos segurados a opção de uso de peças de fabricantes independentes, uma opção de menor custo. "A mudança proposta pela Susep traz desafios e boas perspectivas tanto para o mercado segurador, quanto para as oficinas. Além disso, ambos deverão ficar mais atentos à qualidade dos itens utilizados na reparação para evitar retrabalho e garantir a satisfação do cliente", avalia Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil.

Impacto no mercado

Diante desse cenário, o mercado segurador assumirá novos papeis fundamentais na cadeia do automóvel. "A ampliação da carteira de veículos segurados, comercializando um produto que deverá ser mais acessível, além de uma possível redução nos custos envolvidos na reparação. Por outro lado, terá o desafio de otimizar seus processos internos, com as mudanças na subscrição, na regulação de sinistro e, principalmente, quanto à homologação de fornecedores que garantam a qualidade técnica das peças fornecidas", comenta Feliciano.

No mesmo movimento, as oficinas terão a oportunidade de aumentar o número de veículos reparados, sem perder a qualidade nos serviços prestados e também a qualidade das peças que serão utilizadas na reparação.

Já os fabricantes independentes têm a oportunidade de entrar no mercado de fornecimento de peças para seguradoras, um negócio que abrange aproximadamente 30% da frota circulante. "O desafio destas companhias está na busca de homologar a qualidade das peças que estão dispostas no mercado, evitando que fabricantes que não atendam aos requisitos mínimos de qualidade possam prejudicar toda a cadeia", finaliza Feliciano.

Entenda a diferença entre as peças:

• Peça genuína - É toda peça utilizada na fabricação do veículo, com as mesmas especificações técnicas e características. É produzida pela montadora ou por seus fornecedores oficias. Geralmente, são comercializadas pelas concessionárias e a sua precificação é feita pela própria montadora, que disponibiliza uma tabela referencial para sua rede.

• Peça original - É produzida por um fornecedor de peças da montadora, contando com as mesmas especificações técnicas e qualidade da genuína. A diferença entre elas está na comercialização, que é feita pelo fabricante e não pela marca do carro. O seu custo, portanto, é menor

• Peça de reposição de fabricante independente - Conhecida como peça alternativa, genérica ou paralela, é produzida por empresas não homologadas pelas montadoras.

Em geral, as fabricantes tentam utilizadas as mesmas especificações técnicas das peças genuínas, mas não há como garantir que os requisitos técnicos foram cumpridos e a qualidade do produto esteja em linha com a exigências da montadora.

O preço é sugerido pelos fabricantes, e não há unificação de valores: uma mesma peça pode ter preços diferentes em fornecedores diferentes.

• Peça usada (não original) - São peças retiradas de veículos provenientes de desmanches devidamente regularizados de acordo com a Lei n.º 12.977/2014 e com a resolução 611 do Contran.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar