Brasil,

Imposto de Renda: como declarar consórcio no IR 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscyla Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nesta segunda-feira (2/3) começam as entregas da Declaração do Imposto de Renda 2020 ano calendário 2019. O prazo para envio vai até dia 30 de abril. Nesse período, uma das dúvidas que surge é se é preciso declarar a cota de consórcio no IR. A reposta é sim. Estando ou não contemplado, é necessário fazer essa declaração.

“Com o aumento considerável do número de consorciados, tornou-se necessário atentar a população para a importância de declarar o consórcio no IR 2020. Esse procedimento é relativamente simples e serve para que a Receita Federal saiba de onde vem o dinheiro que será usado para a compra do bem”, explica João Rodrigues Gimenez, criador da Objetiva Consórcio. Gimenez tem 25 anos de experiência em consórcio, é contador, administrador de empresas e advogado. Fundou e dirigiu por 15 anos a ADECON- Associação de Defesa dos Consumidores Consorciados do Estado de São Paulo, na qual conseguiu incluir no Código de Defesa do Consumidor várias normas de proteção aos consorciados.

Vale lembrar que no ano de 2019 o sistema de consórcio registrou, mais uma vez, crescimento nos negócios, atingindo R$ 121,50 bilhões, 26,1% acima dos R$ 96,32 bilhões de 2018, segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). A entrada de novos participantes somou 2,63 milhões (jan-nov/2019), 11,4% maior que os 2,36 milhões do ano anterior.

Veja as dicas:

Quais documentos são preciso ter em mãos para preencher o formulário da Receita?

O extrato para declarar o Imposto de Renda é enviado com o demonstrativo (ou boleto) de pagamento do mês anterior ao início do prazo para a declaração.

Nela, você precisa informar os pagamentos das parcelas ou dos lances feitos em seu Plano de Consórcio no ano anterior. Vale ressaltar que o consorciado não deve lançar as parcelas do consórcio que ainda serão pagas no campo “Dívida e Ônus Reais”.

Como declarar cota não contemplada?

Se você é consorciado não contemplado, digite:

- O código 95 na Ficha de Bens e Direitos
- Os valores de parcelas pagas
- O valor de lance pago, se houver
- A razão social da Administradora
- O CNPJ da Administradora

Como declarar cota contemplada e utilização do crédito?

Se você é consorciado contemplado com o bem entregue, digite:
- O código específico do bem adquirido na Ficha de Bens e Direitos
- Os valores de parcelas pagas
- O valor de lance pago, se houver
- A razão social da Administradora
- O CNPJ da Administradora

Como declarar a cota contemplada e não utilização do crédito no mesmo ano?

Se você é consorciado contemplado sem o bem entregue, digite:

- O código 95 na Ficha de Bens e Direitos
- Os valores de parcelas pagas
- O valor de lance pago, se houver
- A razão social da Administradora
- O CNPJ da Administradora

Fonte: João Rodrigues Gimenez / Objetiva Consórcio


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar