Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entidade alerta para o risco de fazer financiamento com profissionais não certificados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Com a retomada econômica, mais e mais famílias estão recorrendo ao crédito bancário para comprar carro, casa ou até mesmo para colocar as contas em dia. Diante do aumento da demanda, a Aneps - entidade que representa mais de 300 mil correspondentes bancários em todo país –, alerta o consumidor a só contratar crédito com profissionais certificados e ensina como consultar essa licença de trabalho exigida pelo Banco Central

Diante do aumento da procura por crédito bancário, a Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País), entidade que representa cerca de 300 mil correspondentes bancários em todo país, faz um alerta para que as pessoas só contratem crédito através de um profissional certificado e apto a oferecer serviços bancários fora das agências.

Correspondentes bancários são empresas que prestam serviços bancários fora das agências, ofertam empréstimos, financiamento de carro e casa, além de realizar o pagamento de contas de consumo, como água, luz etc.

O que pouca gente sabe é que o profissional que trabalha em um correspondente diretamente em contato com o público consumidor, na oferta de produtos financeiros, deve obrigatoriamente ser certificado, de acordo com a Resolução nº 3954/2011 imposta pelo Banco Central. Essa certificação é exigida para garantir a capacitação técnica, além de permitir o rastreio da oferta de crédito, inibindo possíveis fraudes.

"Antes de pedir um empréstimo é sempre muito importante que o consumidor verifique se está sendo atendido por um profissional devidamente certificado", explica Edison Costa, presidente da Aneps. Para isso, basta solicitar ao agente de crédito, ou seja, ao profissional que está lhe oferecendo o empréstimo, o comprovante de sua certificação, que pode ser a carteirinha profissional contendo o número do certificado, ou até mesmo o certificado impresso.

"Uma forma simples e rápida de identificar se este profissional está apto a oferecer crédito é consultar o número do CPF dele no site da Central de Registros Profissionais. Basta acessar www.crcp.org.br e inserir o número do documento dele", ensina Costa.

Nos últimos 10 anos, o número de correspondentes triplicou no Brasil especialmente para atender à enorme quantidade de municípios sem agências bancárias. Das 5.588 cidades, 2.293 não possuem agências bancárias.

Além disso, nos últimos anos, o movimento no sentido de fechar agências bancárias para reduzir os custos tem sido grande. Em 2017, 1.500 agências foram fechadas. Só o Banco do Brasil encerrou as atividades de 670 agências.

Saiba mais sobre a Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País)

As empresas promotoras de crédito e correspondentes no país atuam de forma independente como terceirizadas para financiadores ou credores, ou seja, prestam serviços financeiros fora das agências. Estes profissionais realizam recebimentos de pequenas contas, como água, luz, telefone entre outros, e pagamento de 57% dos benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família. Segundo o site do Banco Central do Brasil, são mais de 374 mil postos de atendimento ao consumidor. Um segmento econômico que gera cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. A Aneps foi criada em 2001 para representar os interesses dessas empresas e obter o reconhecimento como categoria importante na cadeia produtiva. Para mais informações, acesse www.aneps.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar