Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Riscos e oportunidades da era digital

Marcelo Lorencin Marcelo Lorencin

por Marcelo Lorencin*

Não há dúvidas sobre o momento em que estamos vivendo e que a transformação que acontecerá no mundo e nos nossos negócios será marcada em toda a história da humanidade, tanto é que a chamamos de Revolução Digital ou Revolução 4.0.

Este cenário vem sendo possível graças à evolução da tecnologia. Não importa o tipo de negócio, essa transformação vem sendo impulsionada pelo registro de dados que, diariamente, são imputados nas diversas plataformas digitais que nos rodeiam. São esses dados que permitem às empresas monitorar atividades, perfis, eficiência, entender seus negócios e seus clientes com uma profundidade jamais vista. Além disso, torna-se possível enxergar outras oportunidades alavancadas pela ciência de dados, inteligência artificial e tantas outras tecnologias, todas embasadas em dados.

O poder é imensurável, no entanto, traz riscos e oportunidades. O próprio criador da Internet, Tim Berners-Lee, disse: “É difícil imaginar o poder que você terá quando tantos diferentes tipos de dados estiverem disponíveis”. O tema vem sendo debatido em governos, empresas e universidades ao redor mundo.

Diante desse cenário, os dados coletados diariamente nas empresas podem trazer grandes oportunidades aos negócios, mas ao mesmo tempo acarreta grandes riscos no processo de transformação. No ambiente empresarial há uma alta pressão por custos. Em qualquer negócio observamos clientes emponderados com exigência de qualidade, atendimento e personalização, novos modelos de remuneração, rapidez da inovação e evolução. Todos esses fatores criam um cenário propício à consolidação e à disrupção.

Nesse contexto, vejo os dados e a tecnologia como grandes aliados das empresas. Tanto na gestão de suas atividades, trazendo eficiência operacional, quanto na diferenciação da oferta de serviços cada vez mais rápidos, cômodos e personalizados, que são as tendências de consumo da era em que vivemos. Além destes benefícios, novos horizontes ainda serão explorados e potencializados com as tecnologias de analytics, inteligência artificial e outras.

Mesmo no meio deste cenário ainda exploratório, existem empresas não se atentando para este movimento e permitindo que a inteligência de seu negócio, bem como o seu petróleo do futuro – os dados – sejam entregues a outras corporações. Ter uma estratégia para a guarda, uso e compartilhamento deste grande ativo das organizações deve fazer parte das discussões, diretrizes e ações de gestão e governança.

Muitas vezes existe uma preocupação bem clara com a segurança de dados e dos resultados, o que é fundamental para a segurança do cliente, mas pouco se fala em segurança da inteligência dos negócios, ou até mesmo de um futuro diferencial nas organizações, o que faz com que a segurança dos negócios se torne vulnerável na era digital em que vivemos. Por isso, precisamos pensar em como lidar com todas essas transformações e como elas irão impactar o dia a dia das empresas, dos negócios e, principalmente, das pessoas.

*Marcelo Lorencin é fundador e CEO da Shift, empresa de Tecnologia da Informação voltada para medicina diagnóstica. Fundada em 1992 e atuante em 22 Estados brasileiros, vem desenvolvendo inovações tecnológicas para fornecer mais eficiência, agilidade e competitividade para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina. Lorencin faz parte de um seleto grupo de CEOs em Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo, para uma imersão no Owner/President Management Program. O programa, um dos mais tradicionais para executivos do mundo, acontece por meio de um formato de aprendizado exclusivo e intensivo em três módulos durante três anos. Participam desta edição renomados profissionais de 33 países. A próxima mentoria acontece este ano, e a última, em 2020, em Boston, nos Estados Unidos.

Sobre a Shift

A Shift é uma empresa brasileira especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica. Fundada em 1992 e com atuação em 22 Estados brasileiros, na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, vem desenvolvendo inovações tecnológicas para fornecer mais eficiência, agilidade e competitividade para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.

Presente entre as Melhores Empresas para Trabalhar na área da Saúde no Brasil, pelo ranking Great Place to Work, é responsável pelo processamento de mais de 35 milhões de atendimentos e cerca de 250 milhões de análises clínicas por ano. Com mais de 20 mil usuários do sistema, a empresa tem apresentado crescimento anual de 20%, nos últimos seis anos.

Possui equipes multidisciplinares compostas por analistas de negócios, desenvolvedores, biomédicos e consultores, que criam e administram o sistema de informação, integrações e automação de equipamentos, que dão segurança e inteligência aos processos, do começo ao fim da operação do laboratório. Cerca de 80% de seus clientes possuem pelo menos uma das principais certificações de qualidade do País, o que demonstra a relevância e exigente perfil do grupo de laboratórios que contam com as soluções da companhia.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS