Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Contrato preliminar – breves considerações

Contrato preliminar – breves considerações

O conceito mais simples e utilizado de contrato é acordo de vontades existente entre partes que na conformidade da ordem jurídica regula esses interesses de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas, sempre regido pelo princípio da boa-fé. O contrato apresenta basicamente três fases: a pré contratual, a contratual e a pós contratual.

A fase pré-contratual está presente na formação da maioria dos contratos entre particulares, levando à criação de acordo provisório e contrato preliminar. A fase contratual é aquela em que o contrato e confeccionado e aceito pelas partes e a pós contratual é o momento em que o contrato surtirá seus efeitos.

Na fase pré-contratual, surge o contrato preliminar, que pode ser confeccionado quando ainda não existem todas as tratativas consolidadas necessárias ao contrato, mas que existirão no futuro. O contrato preliminar possui caráter provisório, interino e apenas é celebrado quando as partes se comprometem a convencionar, futuramente, um contrato definitivo.

É instrumento extremamente interessante para proteger e, principalmente, vincular as partes à obrigação de celebrar o futuro contrato, concedendo segurança jurídica e previsibilidade aos promitentes.

O contrato preliminar não deve ser confundido com as negociações do contrato, já que elas não geram as obrigações que o contrato preliminar gera, uma vez que essa fase consiste em discutir interesses, negociar e tratar acerca do objeto do contrato o qual se pensa em firmar.

Um exemplo muito interessante e atual de contrato preliminar é o compromisso de compra e venda de imóvel não averbado na matrícula do mesmo configura a categoria de contrato preliminar, com efeitos obrigacionais entre as partes, não gerando efeitos perante terceiros.

Jessica Rodrigues Duarte, advogada OAB/SC 55.529, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS