Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como melhorar a eficiência da sua empresa

Roni Franco - Divulgação Roni Franco - Divulgação

Por Roni Franco*

Passada a época de festas e recesso, pode-se dizer que, finalmente, o ano produtivo começou. É época de dar “play” nas estratégias de negócio já estabelecidas e elaborar os planos ainda não traçados.

Por isso, é imprescindível, também, avaliar as perdas e/ou desperdícios do período anterior: ver se uma quantia muito alta foi gasta em algo que não proporcionou rendimentos para a empresa ou que pode ser barateado; avaliar se compensa manter aquele equipamento que sempre precisa de reparos; e analisar despesas que possam ser reduzidas, dentre outras economias viáveis. A capacidade de realizar esse diagnóstico e buscar formas de agregar melhorias está relacionada a um conceito muito importante: eficiência operacional.

Para atingi-la, no entanto, não é simples e tampouco imediato. É preciso analisar o todo, pois mudanças aparentemente “inofensivas” podem fazer com que seu propósito seja atingido a curto prazo, mas, no futuro, causar prejuízos para a empresa. Por exemplo: dispensar um colaborador é uma medida válida para cumprir meta de diminuir os gastos, mas é preciso avaliar se a falta dele ou de sua posição fará com que a operação fique prejudicada, o que, por fim, acaba refletindo no cliente final.

Considerando todas essas variáveis, é importante estabelecer prazos e metas para a equipe. Isso pode parecer óbvio, mas, em algumas empresas, não é algo tão cobrado ou reforçado. É importante sempre estipular prazos e metas para que seus colaboradores saibam o quanto eles têm de produzir em determinado período. Dessa forma, eles conseguem organizar-se melhor e realizar as tarefas com mais foco. Mas, importante: antes de qualquer coisa, é preciso avaliar se a quantidade de trabalho está adequada para o tempo estipulado. Pressionar o colaborador não fará com que ele seja mais eficiente, mas apenas mais rápido, o que não significa que ele entregará um serviço de qualidade.

Investir em tecnologia também é importante. Às vezes, pagar uma quantia para um técnico “ressuscitar” aquele computador é mais barato do que comprar um novo, mas coloque na ponta do lápis: quantas vezes ele já foi reparado? Quanto tempo ele fica inoperante, até seu conserto? E quanto isso causa de prejuízo para seu negócio? Investir num equipamento novo pode parecer oneroso em curto prazo, mas, com o passar do tempo, será notória a melhora da eficiência na empresa.

E isso vale para qualquer tipo de tecnologia ou solução. Por exemplo, você pode utilizar um Portal de Assinaturas para formalizar os documentos da sua companhia por meio do Certificado Digital ou assinatura eletrônica. Há, também, a opção de inserir essas funcionalidades no sistema da sua companhia. Trata-se de um investimento que torna o processo de assinatura de contratos mais rápido e menos oneroso, uma vez que não há uso de papel e gastos com transporte e armazenamento físico. Do início ao fim, tudo é realizado on-line.

Por fim, atentar-se ao mercado também faz parte. Sabe aquele ditado “O inteligente aprende com os próprios erros, enquanto o sábio aprende com os erros dos outros”? Ele se aplica perfeitamente neste item. Isso porque estar por dentro do que os concorrentes diretos ou indiretos estão fazendo colabora para que se possa adaptar estratégias ou evitar aquelas que não apresentaram bons resultados -- o que, consequentemente, será mais um empurrãozinho para que não se gaste mais tempo ou dinheiro com ações que tenham grande possibilidade de falha para, assim, focar os esforços naquelas que realmente valham a pena.

O mais importante é começar já a executar os planos para 2020, que principiou com muita força e novas perspectivas de crescimento do PIB. O ano já começou. Não é preciso esperar o fim do Carnaval.

*Roni Franco é Diretor Administrativo da Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em segurança digital.

Sobre a Certisign

A Certisign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa. É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS