Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça os principais cuidados com estruturas utilizadas no carnaval

freeimages freeimages

Com a intenção de prevenir acidentes, especialistas do Ibape/SP alertam quais fatores as organizações de eventos precisam se atentar

Seja em palcos, arquibancadas, camarotes ou qualquer outra estrutura utilizada no carnaval, é fato que nenhuma deve por em risco a vida das pessoas, e para isso, seguir todas as medidas de segurança é essencial. Contratar profissionais especializados e seguir as normas de montagem e manutenção são fundamentais para evitar acidentes.

Para garantir que os momentos alegres do carnaval não se transformem em tragédias especialistas do Ibape/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo) selecionaram algumas dicas voltadas aos profissionais responsáveis pela organização de eventos. Confira.

Estrutura

De acordo com o Engenheiro Civil, Elorci de Lima, diferentemente de estruturas que são preparadas para receber constantemente o público, as que só são montadas para determinados eventos de carnaval, são pouco avaliadas. Chamadas de equipamentos urbanos provisórios, estas estruturas podem causar riscos à segurança das pessoas devido à negligência ou desconhecimento de alguns organizadores de que é essencial contratar engenheiros para verificar se está tudo de acordo.

Apesar de não existirem normas específicas para a montagem dessas construções de carnaval, os padrões normais de projetos de obras precisam ser seguidos. Estruturas de palcos para shows e arquibancadas, por exemplo, são feitas de peças verticais consideradas suporte, mas que precisam de outros equipamentos para ligação na horizontal. Tudo deve ser dimensionado, ou seja, medido corretamente.

Mesmo com a inspeção de profissionais, podem ocorrer problemas, e se caso um folião perceber durante alguma festa que uma peça vertical se soltou de um elemento horizontal ou viu que alguma parte está deformada, deve alertar algum responsável pelo evento.

Segundo Lima, um ponto bastante negligenciado pelas empresas que montam essas construções temporárias é o solo. “Muitas vezes, essas estruturas de carnaval não estão apoiadas em asfalto ou concreto e não é realizado nenhum teste para verificar se o solo possui capacidade para suportar determinado peso, ou seja, a carga precisa ser distribuída no solo adequadamente. A praia, por exemplo, é um local muito suscetível a quedas de estruturas quando não há inspeção”, diz Lima.

Além de levar em conta a quantidade de equipamentos e de pessoas que estarão em cima de alguma estrutura, é preciso analisar se a construção aguenta também a movimentação do público, o que torna ainda mais essencial o trabalho de engenheiros, que sabem fazer os cálculos e testes corretos para não haver sobrecarga de peso.

Sistema elétrico

Cabos e fios soltos ou no chão podem oferecer riscos tão graves quanto estruturas não projetadas, segundo o engenheiro eletricista Sergio Levin. Portanto, os foliões devem evitar andar perto de poças de água durante eventos de carnaval pelo risco de proximidade de fios soltos pelo chão, já que estes podem conduzir energia. A água da chuva, sozinha, possui certo grau de condutibilidade e misturada com a suor do corpo, que é composto de sais minerais que também possuem condutibilidade, aumenta a condução de energia.

“Geralmente, os cabos caem ou se soltam porque as normas técnicas não foram seguidas, ou pela fadiga dos materiais ou pela intervenção humana, que é o caso de furto, por exemplo. A presença de brigadistas de emergência e responsáveis elétricos em eventos de carnaval é fundamental, porque se uma pessoa estiver tomando choque, você não pode encostar no corpo dela, se não vai assumir o risco de tomar choque também. O ideal em uma situação dessas, se for possível, é desligar a fonte de energia”, afirma Levin.

Para evitar que pessoas levem choque também é recomendável que todas as estruturas de metal como grades e barras que dividem o público dos artistas, sejam aterradas eletricamente (equipotencialização). Para isto, é necessário o laudo de um engenheiro eletricista.

De acordo com Levin, é essencial que organizações de eventos de carnaval tenham um laudo de inspeção elétrica comprovando que está tudo de acordo, mas caso isso não aconteça ou o público identifique problemas, mesmo com todas as precauções a organização deve ser avisada de imediato. Ficar longe de fios e cabos soltos e não ficar descalço também são medidas de segurança que devem ser adotadas pelos foliões.

Incêndio

Além do perigo de choque, de acordo com o engenheiro civil do Ibape/SP e Ex-Comandante do Corpo de Bombeiros da PMESP, Cassio Roberto Armani, geralmente, os focos de incêndio que acontecem durante eventos são causados por instalações elétricas inadequadas. O profissional aponta que a existência dos aspectos de prevenção a incêndio é mais do que necessária no laudo que comprova que está tudo correto com uma estrutura. É preciso que eventos tenham o documento chamado de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que comprova que o local foi inspecionado e licenciado por bombeiros.

“A quantidade de equipamentos, como extintores, depende do tamanho do local onde está a estrutura, mas é importante que também existam saídas e iluminação de emergência em locais fechados. Além disso, organizadores de eventos devem contratar brigadas de incêndio, que devem agir com rapidez em ocorrências. É imprescindível que tenham pessoas que saibam operar esses tipos de equipamentos”, afirma Armani.

Serpentina, confete e espuma de carnaval são inflamáveis. Portanto, os foliões devem tomar cuidado com o uso destes produtos perto de cigarros acessos, por exemplo. Organizadores de eventos devem prestar atenção no caso de uso de decorações feitas de isopor ou tecido, que também pegam fogo com mais facilidade.

Sobre o Ibape/SP

O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO – (IBAPE/SP) – Filiado ao IBAPE – Entidade Federativa Nacional – órgão de classe formado por Engenheiros, Arquitetos e Empresas habilitadas que atuam na área das AVALIAÇÕES, PERÍCIAS DE ENGENHARIA, INSPEÇÕES PREDIAIS E PERÍCIAS AMBIENTAIS no Estado de São Paulo, fundado em 15 de janeiro de 1979. Trata-se de entidade sem fins lucrativos com o objetivo congregar tais profissionais para intercâmbio e difusão de informações e avanços técnicos. Defende, ainda, interesses profissionais e morais dos seus associados e visa o aprimoramento profissional nas áreas afetas, realizando cursos, seminários, workshops, palestras, reuniões técnicas, livros, artigos e normas.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS