Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inovar Sempre! Fundamental para todo e qualquer CEO

pixabay pixabay

Por Alexandre Velilla Garcia*

A posição de CEO está passando por uma transformação rápida e irreversível. Cenários cada vez mais desafiadores vêm tirando o sono desses executivos nos últimos anos. A missão não é das mais fáceis: gerir toda uma companhia nesse mundo moderno, e quatro adversários que os americanos definiram como VUCA, a sigla em inglês para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Com a brutal transformação digital, os líderes do século 21 têm buscado estratégias que façam de suas empresas inovadoras de verdade – e, assim, competitivas. Por outro lado, o maior obstáculo de todo esse processo é a dificuldade que as empresas têm em lidar com mudanças profundas de gestão. Neste sentido, vale destacar “O caminho para o topo”, estudo realizado pela Consultoria Internacional Korn Ferry. Nele, estão os principais desafios do cargo de CEO: redirecionamento estratégico da empresa, promoção da transformação cultural e o aumento de sua eficiência operacional. A partir dessas ideias, vale pontuar aqui algumas estratégias:

· Identificar pontos fortes e oportunidades: ao analisar todo o ambiente interno e externo do negócio, dá para identificar pontos fortes e questões a melhorar em sua equipe e serviços. Nessa estratégia, deve-se listar todas as oportunidades e também ameaças à empresa. Para isso, as pesquisas de mercado são as melhores ferramentas para traçar ações assertivas.

· Definir a identidade da companhia: defina a essência da empresa: missão, visão, valores e propósito. Esse exercício é fundamental para comunicar a sua identidade a colaboradores, parceiros e clientes. Os objetivos, assim, ficarão muito mais claros para a sua equipe.

· Promover uma real e genuína transformação cultural: estabelecer uma nova mentalidade empresarial é o ponto de partida para qualquer mudança. Deve-se estimular e inspirar todo o time com ações que promovam a transformação do mindset. Ações práticas devem permitir novos desafios e criatividade. Assim, o ambiente se torna mais colaborativo, dinâmico e eficiente.

· Monitorar os resultados: para o sucesso de qualquer projeto, um monitoramento contínuo é indispensável. Afinal, os resultados permitirão pensar nas melhores ações e alinhar os objetivos da corporação com todo o seu time.

Ao pegar a estrada da inovação, o CEO precisa ter consciência da sua importância. Tem de ser um líder de verdade para promover mudanças e convencer a todos da importância deles. No topo da sua lista de tarefas, está o incentivo ao time na hora de a lidar – e vencer –novos desafios. Para isso, precisa assumir o papel de líder inspirador. Ao se sentir importante e reconhecido, cada colaborador vai se desdobrar para ser um profissional melhor e vestir a camisa da empresa.

Considerado pai da administração moderna, o professor e escritor austríaco Peter Drucker (1909 – 2005) tem uma frase que define bem a nossa busca por inovação: “Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve, um dia, uma decisão corajosa”. Em outras palavras: se a inovação é o motor, a coragem é o combustível!

*Alexandre Velilla Garcia é CEO do Cel.lep Idiomas, o executivo, que atuou como CFO da companhia por 5 anos, tem como meta dobrar o tamanho da escola nos próximos 3 anos.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS