Brasil,

Quanta receita as parcerias entre operadoras e empresas de conteúdo irão gerar?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

(*) Por Antônio Júnior, diretor de MKT e Vendas no Brasil da Openet

Em junho de 2019, a empresa de consultoria americana eMarketer publicou uma pesquisa que mostra que os americanos passam mais tempo em smartphones do que assistindo TV. Em média, os adultos americanos passam 3 horas e 43 minutos por dia nos telefones e tablets. São oito minutos a mais do que eles gastam assistindo TV. Curiosamente, o uso do smartphone estudado não incluía chamadas de voz. As pessoas gastam 30% de seu tempo em aplicativos de áudio (música e podcasts), 24% em redes sociais e aplicativos baseados em vídeo representam 19% do uso.

Na China, o tempo gasto em telefones celulares ultrapassou o tempo gasto assistindo TV em 2018. Segundo o eMarketer, “os adultos na China gastaram 2 horas, 39 minutos por dia em dispositivos móveis em 2018, um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior, representando 41,6% do tempo diário de mídia. Em comparação, os adultos passaram 2 horas e 32 minutos por dia assistindo TV, uma queda de 2% em relação a 2017, representando 39,8% do tempo diário da mídia”.

Você entendeu o cenário? Embora o exposto acima pareça óbvio para quem tem filhos adolescentes, essas estatísticas destacam as mudanças nas telecomunicações. Enquanto as pessoas passavam mais tempo com smartphones e usando mais dados, os ARPUs das operadoras estavam caindo porque as operadoras estavam sendo espremidas para fora da cadeia de valor do conteúdo. Daí a razão pela qual as parcerias de conteúdo se tornaram normais para as operadoras de telefonia móvel cerca de três anos atrás.

Acesse o site de qualquer operadora de celular e você verá rapidamente imagens de pessoas assistindo a um filme ou esporte na TV ou no celular, de pessoas correndo enquanto sorriem e olham para o smartwatch no pulso e muitos também usando fones de ouvido.

As companhias Amazon Prime, Spotify Premium, Netflix, Disney +, Marvel e várias outras empresas de conteúdo, aparecem regularmente no site de muitas operadoras. Em seguida, aparecem conteúdo regional, como equipes esportivas e eventos culturais nacionais / regionais que as operadoras usam, juntamente com as empresas de conteúdo global, para atrair clientes a atualizar para o próximo nível de pacote ou a receber gratuitamente por 6 meses, se mudarem a conta de pré-pago para pós-pago ou fizerem um novo contrato.

As parcerias são cada vez mais importantes às operadoras. Redes mais rápidas estão permitindo que as pessoas consumam mais conteúdo em seus dispositivos e o 5G só vai acelerar esse processo e aumentar a importância dessas alianças às empresas de telecom. Oferecer serviços além da conectividade é uma tática comprovada para fazer com que os clientes atualizem seus serviços e reduzam a probabilidade de rotatividade.

Para a operadora, isso significa novas fontes de receita e, para as empresas de conteúdo, fornece uma nova rota para o mercado com um público que tem uma relação de pagamento pré estabelecida com sua operadora de celular.

Pesquisa para medir a importância das parcerias entre operadoras e empresas de conteúdo

Com objetivo de entender as vantagens ou desvantagens dessa parceria entre operadas e empresas de conteúdo a irlandesa Openet se uniu à empresa de pesquisa Telecoms.com Intelligence para produzir a Pesquisa Anual da Indústria que aborda a visão de 520 profissionais de telecomunicações sobre o futuro da indústria.

Os principais resultados mostraram que as parcerias aumentarão em importância. Até 2021, as receitas da operadora estarão mais dependentes dos serviços fornecidos pelos parceiros. 16% consideram que mais de 20% da receita de uma operadora será proveniente de serviços de parceiros, 36% veem esse valor entre 10 - 20% da receita, 38% veem entre 5-10% da receita e apenas 10% veem essa contribuição como menor que 5% da receita.

Quando perguntados "que tipo de parceria será mais atraente para as operadoras?" 44% foram para parcerias específicas de conteúdo, por exemplo jogos, vídeo, música. No entanto, 33% optaram por parcerias específicas da empresa. A emergência da empresa continuou com os resultados da pergunta: “onde as operadoras obterão as maiores recompensas da transformação digital?” Os resultados – 35% veem dos serviços baseados na Internet/OTT para consumidores como sendo o setor mais lucrativo, mas chegam muito próximo dos 34% que veem como sendo as ofertas corporativas.

Como as operadoras buscam oferecer cada vez mais serviços, elas procurarão oferecer ofertas criativas que lhes darão vantagens. À medida que a criatividade de marketing e o número de ofertas baseadas em parcerias aumentam, isso exigirá que as operadoras garantam que possam oferecer novas ofertas com maior frequência. Com, em média, mais de 10% da receita da operadora proveniente dos serviços prestados pelos parceiros em 2021, a capacidade de oferecer um tempo mais rápido de novos serviços no mercado só aumentará a relevância dessas alianças.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar