Brasil,

Empreendedor dá dicas de como lojas físicas podem se destacar frente a concorrência com o e-commerce

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Para o especialista em empreendedorismo de experiências William Weber, o metro quadrado de uma loja é muito caro para vender apenas produtos

Uma boa experiência irá fazer com que o empreendedor venda mais’’, destaca Weber

As lojas virtuais estão cada vez mais competitivas. Diferente dos estabelecimentos físicos, no e-commerce as compras acontecem em um clique, de qualquer lugar com conexão com a internet e em qualquer horário do dia. Com um cliente cada vez mais informado sobre o produto o qual tem interesse e as facilidades do e-commerce, as lojas físicas além de competirem entre si, agora competem com um novo estilo de fazer compras.

O comércio online teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2019, segundo a 40ª edição do levantamento Webshoppers, realizado pela E-bit Nielsen, empresa que mede a reputação de marketplaces. Conforme a pesquisa, 36% da população brasileira já realiza compras pela internet e o país é o com maior faturamento entre os países da América Latina em compras digitais.

Para o palestrante, mentor e especialista em empreendedorismo de experiências William Weber, o metro quadrado de uma loja é muito caro para vender apenas produtos. Para se destacar na concorrência com o e-commerce é preciso apostar em promover boas experiências ao cliente na hora da compra e nas especificidades que só o espaço físico possui.

‘’Uma boa experiência irá fazer com que o empreendedor venda mais’’, destaca. Segundo Weber, o cliente compra de quem ele gosta e onde ele se sente bem, não sendo o preço um fator primário na tomada de decisão.

‘’É preciso criar experiências dentro da loja para que o cliente se sinta bem para comprar naquele momento’’, explica Weber. Para o palestrante e também empreendedor, diversos fatores participam da construção de uma boa experiência em um estabelecimento, sendo eles:

1 - Levantar uma bandeira - Apostar em princípios, esses imutáveis e que dialoguem com o público-alvo e os produtos a serem comercializados.

2 - Storytelling - Investir em uma narrativa que converse e represente os valores e princípios do estabelecimento e saber como contá-la.

3 - Ter uma equipe que acredite nessa história - Um bom grupo de funcionários é fundamental, conforme o especialista. ''Contar com profissionais que acreditem e se identifiquem com o produto que estão vendendo contribuirá para que o cliente tenha uma boa experiência e acabe comprando'', afirma.

4 - Ter produtos que refletem a história contada - Investir em produtos que conversem com a história da empresa e que mantenham o cliente na imersão que é o empreendedorismo de experiência, explica Weber.

5 - Escolher o cliente que tem os mesmos valores que a sua marca - Conforme Weber, não cabe mais ao vendedor, principalmente quando se fala de negócios do futuro e clientes engajados com uma causa, vender simplesmente por convencimento. Para o empreendedor, os estabelecimentos precisam encontrar consumidores que conversem com o perfil da empresa.

6 - Ter um ambiente onde o cliente se sente bem - Criar um local onde o cliente queira estar, goste e se sinta confortável.

7 - Criar um ritual de consumo - Onde o cliente ao chegar no estabelecimento vai saber o que encontrar no lugar. Pode ser desde características no ambiente, como um cheiro próprio, ou o ato de algum membro da equipe carregar as sacolas até a saída do estabelecimento.

8 - Apostar em ambientes instagramáveis - As pessoas querem mostrar onde elas estão e o que estão consumindo pelas redes sociais.

9 - Ter uma embalagem que o cliente tenha orgulho de carregar - Investir em embalagens com identidade visual própria e que o consumidor goste.

10 - Tem que haver uma surpresa - Conforme o empreendedor, a empresa tem que criar surpresas para o cliente que ele vai querer contar aos amigos e postar nas redes sociais. Pode ser um gesto, cortesia ou brinde. ‘’Algo que surpreenda e encante o consumidor’’.

William Weber é empreendedor, consultor de negócios e especialista em experiências. Com formação em Administração, Publicidade e mestrado em Gestão e Negócios pela Unisinos com titulação de Master Gestion et Affaires na Université de Poitiers, o profissional também contabiliza cursos no Instituto Disney em seu currículo. Vencedor da categoria influenciador digital do prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul, a ADVB-RS, Weber atua realizando palestras, mentorias e workshops para empreendedores e empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar