Brasil,

Procrastinação — 4 passos para não procrastinar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Felix
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Procrastinação — 4 passos para não procrastinar

Procrastinação é a arte de deixar para depois, é adiar as tarefas e um subproduto da impulsividade.

Hoje nós estamos fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, não somos mais monotarefas, somos multitarefas, fazemos muitas coisas ao mesmo tempo. E isso as vezes é o que acaba causando a procrastinação. Porque começamos algo, e vamos para outro, e começamos uma tarefa e vamos para outra e acabamos não concluindo nada. Hoje você irá aprender como ser multitarefa dentro de cronograma, que irá lhe auxiliar a não procrastinar.

O treinador comportamental e empresário, Sandro Lucas vai ensinar quatro passos importantes que vão te auxiliar a chegar mais rápido nesse processo.

CLAREZA NAS TAREFAS

O primeiro ponto, você precisa ter CLAREZA NAS TAREFAS. Muitas pessoas que não conseguem se livrar da procrastinação porque não tem clareza nas tarefas, elas nunca sabem o que vão realizar. Elas estão sempre correndo, mas não sabem para aonde vai.

Para Sandro Lucas “Quando você tem clareza nas tarefas fica muito mais fácil. Tem uma frase que eu uso muito, que quem me acompanha sabe, eu sempre digo que quando mais claro, mas rápido“.

Imagina que teu cérebro é um taxista, você está na Oxford street na Inglaterra, você entra no táxi e o taxista pergunta: para aonde vamos senhor? E você responde, vamos para frente, você vai chegar em algum lugar, vai. Passam alguns quilômetros e o taxista pergunta mais uma vez, para aonde vamos senhor? E você responde: vamos em frente siga a jornada. Depois de muitos quilômetros o taxista informa que a gasolina está acabando, este é o final da vida e você irá parar, mas provavelmente não no lugar que você imaginava. Por isso você precisa ser claro nas suas tarefas.

Se você realmente quer deixar de ser um procrastinador, você precisa ter uma clareza do que irá realizar no seu dia. As tarefas precisam ter data e hora.

O ideal é você planejar sua agenda mensalmente, uma agenda mensal é a ideal, a semanal é boa, e a diária feita no dia anterior é satisfatória.

Mas viver sem clareza é andar sem direção.

A grande realidade é que as pessoas não possuem agenda, por isso elas não conseguem vencer a procrastinação, elas estão sempre pulando de tarefa em tarefa.

DIVIDIR EM TAREFAS MENORES

Porquê? Porque todas às vezes que o cérebro acha que uma situação é difícil, ele tende a deixar ela de lado. Isso se chama dissociação cognitiva.

É por isso que quando você tem um TCC para fazer ou um livro para escrever, por exemplo, o seu cérebro fica adiando esta tarefa, nosso cérebro é literal e quando se depara com uma tarefa grande ele tende a procrastinar. Mas se você diz: hoje vou fazer o sumário do meu tcc, você está dividindo em tarefas menores, o teu cérebro entende aquilo como algo fácil, e ele tende a fazer o que é fácil e por isso você acaba realizando.

As pessoas que não conseguem vencer a procrastinação por conta de não dividir em tarefas menores, são pessoas que demoram muito para ter resultado, porque são pessoas que estão adiando sempre as tarefas.

ELIMINAR DISTRAÇÕES

O que eu observo é que muitas pessoas não têm resultados porque elas se distraem com qualquer coisa. E é bem verdade que para ter resultado é preciso eliminar as distrações. É impossível vencer a procrastinação distraída. As pessoas que vencem a procrastinação são pessoas que eliminam as distrações.

O que está te distraindo? Quais são as distrações que tem feito você procrastinar? Que tem feito você não alcançar os resultados? Por exemplo: tem pessoas que estão lendo um livro mais deixam o celular no lado, com as notificações ligadas. É claro que ele não vai conseguir ler o livro, porque logo o celular vai começar a chamar com suas notificações e a pessoa para de ler o livro e vai para o celular, e acaba indo parar em outro aplicativo, vai para o whatsapp, vai para o instagram, vai para o youtube e quando percebeu não conseguiu ler o livro.

Quais são as distrações que tem levado você a ser um procrastinador? Talvez seja a televisão, talvez sejam as séries, o que está te prendendo? Qual o ladrão de tempo que tem impedido você de chegar no sucesso?

A dica do Sandro, é que coloque em uma folha todas as distrações escritas em um papel e elimine-as. Lembre-se, tudo o que te domina, você é escravo: más companhias, vícios, “passatempos”.

Mas talvez você esteja dizendo: mas o que me distrai são as inúmeras coisas que preciso executar, estou em uma atividade, e lembro de outra. A dica é: tenha sempre um bloco e uma caneta, lembrou de uma tarefa? Escreva e retome sua atenção para a atividade que se comprometeu em realizar, quando não anotamos, deixamos o cérebro nos lembrar e tirar nosso foco.

Lembre-se um procastinador não tem foco, uma pessoa sem foco não realiza, uma pessoa que não realiza é infeliz.

CELEBRE CADA CONQUISTA

Pessoas que vencem são pessoas que celebram, são pessoas que comemoram cada pequena conquista, são pessoas que estão sempre celebrando.

Em contrapartida, os procrastinadores eles vivem numa rotina de fracasso, e o cérebro entende que fracasso é algo doloroso e o cérebro não quer ter fracasso, por isso vive adiando as tarefas.

Mas quando você começa a celebrar cada pequena conquista, aquelas que você dividiu aqui em tarefas menores, aquela pequena conquista, a pequena caminhada que você se comprometeu, aquelas duas páginas do livro que você leu no dia, o cérebro gera dopamina, ou seja, você fica feliz, você fica alegre, você tem energia.

Toda vez que finalizar as tarefas que se comprometeu, se presentei com tempo dedicado a algo que sinta vontade, o que chamamos de TC — tempo conquistado, afinal, quem realiza a tarefa merece celebrar o momento.

Quando celebramos o cérebro entende que é algo bom, e você então começa celebrando os pequenos feitos, e como eu sempre digo, de degrau em degrau que nós chegamos a uma vida insuperável! Sinta-se um realizador, lembre-se: pequenos estímulos para realização de grandes feitos.

A partir deste momento você para de ser um procrastinador e vive como um realizado, e você nunca mais tem vontade de procrastinar novamente.

Mais sobre Sandro Lucas:

• Considerado um dos maiores vendedores do Brasil, Sandro Lucas é Administrador, empresário e palestrante. Possui MBA em Gestão e Liderança e centenas de cursos no Brasil e no Exterior, voltados à área de Vendas, Negócios, Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Liderança envolvendo grandes nomes nacionais e internacionais, dentre eles Anthony Robbins, o maior especialista em Desenvolvimento Pessoal do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar