Brasil,

41% das empresas gastam mais de duas horas para regularizar cada tributo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Henrique Sant´Anna
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Enquanto aguarda a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional, o setor produtivo segue penalizado pela burocracia na regularização de taxas e impostos. Pesquisa da Lafis, encomendada pela startup de soluções fiscais Dootax, com 181 empresas de diferentes segmentos, mostra que todo processo para o pagamento de cada guia pode levar mais de duas horas (41%). Muito além do desperdício de tempo e mão de obra, toda a burocracia e complexidade tributária representa um custo adicional para as empresas, com perda de competitividade. A amostra da pesquisa possui grau de confiabilidade de 90%, com margem de erro de 5% para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, o processo para emissão e pagamento é manual em 80% dos casos. Isso demanda dos departamentos fiscal e tributário das empresas estruturas de recursos humanos entre um e cinco funcionários (65,75%), seis e 10 (18,78%) ou mais de 11 (9,94%), dependendo do tamanho da companhia e do volume de guias geradas.

Como cada tributo possui um tipo de cálculo e cada estado tem sua regulamentação específica, mais de 26% das empresas admitem falhas: 25% já fizeram pagamentos duplicados de guias com valores que somam até R﹩ 20 mil e mais de 18% já pagam multas mensais por guias quitadas em atraso. Esses custos podem ser ainda maiores se forem somados aos entraves causados pela falta de pagamento dos tributos. Entre as empresas que fazem transporte de mercadoria, 37,61% admitem que já tiveram caminhões parados na barreira fiscal por irregularidades tributárias. O transtorno pode durar até cinco dias, aumentando os custos da logística.

Segundo Thiago Souza, fundador da Dootax, as complicações do processo manual ocorrem na cadeia de impostos como um todo. A pesquisa mostra um empate técnico sobre qual esfera é a mais complexa para o recolhimento dos tributos.

Automação vira alternativa em meio à burocracia

Para se livrar dos custos ocultos, diretos e indiretos, e melhorar a competitividade, Thiago afirma que, além da simplificação das obrigações acessórias por parte do governo, a automação dos processos deve ser avaliada pelas empresas. Segundo ele, a maioria das companhias ainda não percebe o tempo que é desperdiçado (mais de 55% das empresas não pensam em automatizar o processo de emissão e pagamento de tributos).

- O desperdício de tempo no processo manual engloba o cálculo do valor de cada imposto a ser pago, acesso a sites, preenchimento de informações necessárias para emissão e encaminhamento das guias para o departamento financeiro, que ainda precisa verificar e realizar os lançamentos bancários - diz.

Veja outros destaques da pesquisa:

Segmento da empresa:
Comércio Varejista Geral 22,65%
Indústria - Bens de Consumo 8,84%
Indústria - Bens de Capital 8,29%
Indústria - Alimentos e Bebidas 4,97%
Serviços Gerais 53,59%
Outro (especifique) 1,66%

Faixa de faturamento anual:
Entre R﹩ 4,8 milhões e R﹩ 50 milhões. 44,20%
Entre R﹩ 50 milhões e R﹩ 300 milhões. 22,10%
Entre R﹩ 300 milhões e R﹩ 500 milhões. 7,18%
Entre R﹩ 500 milhões e R﹩ 1 bilhão. 6,63%
Outro (especifique) 19,89%

Profissionais no departamento fiscal/tributário:
Entre 1 e 5 profissionais. 65,75%
Entre 6 e 10 profissionais. 18,78%
Entre 11 e 20 profissionais. 7,18%
Acima de 20 profissionais. 2,76%
Possui Business Process Outsourcing. 5,52%

Quanto tempo, em média, é gasto para pagar um tributo?
Até 30 minutos. 34,81%
Entre 30 minutos e 2 horas. 24,31%
Entre 2 horas e 1 dia útil. 13,26%
Entre 2 e 5 dias úteis. 14,92%
Outro (especifique) 12,71%

Já pagou guias duplicadas?

Nunca pagamos guias duplicadas. 73,48%
Até R﹩ 1.000 11,05%
Entre R﹩ 1.000 e R﹩ 5.000 5,52%
Entre R﹩ 5.000 e R﹩ 10.000 0,55%
Entre R﹩ 10.000 e R﹩ 20.000 4,42%
Outro (especifique) 4,97%

Como é o processo de emissão e pagamento de guias?

Departamento fiscal emite as guias manualmente -> imprime -> envia fisicamente para o departamento financeiro. 37,02%
Departamento fiscal emite as guias manualmente -> envia eletronicamente para o departamento financeiro. 35,36%
Emissão automática feito pelo software fiscal -> imprime -> envia fisicamente para o departamento financeiro. 6,63%
Emissão automática feito pelo software fiscal -> envia eletronicamente para o departamento financeiro. 10,50%
Emissão automática -> integração automática com o ERP/Instituição financeira para pagamento. 5,52%
Outro (especifique) 4,97%

Qual é, em média, o valor total de tributos pago mensalmente?
Entre R﹩ 50.000 e R﹩ 100.000 24,86%
Entre R﹩ 100.000 e R﹩ 500.000 26,52%
Entre R﹩ 500.000 e R﹩ 1 milhão 8,84%
Entre R﹩ 1 milhão e R﹩ 5 milhões 12,15%
Entre R﹩ 5 milhões e R﹩ 15 milhões 2,21%
Outro (especifique) 25,41%

Sua empresa já pensou em automatizar o processo de emissão e pagamento de tributos?

Sim. 43,65%
Não. 56,35%

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar