Brasil,

6 treinamentos inusitados promovidos por startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nyldo Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Empresas como GetNinjas, DogHero, Evolucional, LinkApi, V4 Company e ClubPetro saem da rotina para engajar suas equipes com jogos, aulas de filosofia e até corte e costura

Os treinamentos corporativos com slides, Power Point e palestrantes ficaram pra trás. Imagine que é possível cortar e costurar uma colcha enquanto se treina uma equipe, ou fazê-los pilotar uma nave, e até mesmo torná-los filósofos de suas próprias histórias. A pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, da ABTD, Integração e Carvalho & Mello, de 2018-2019, feita com mais de 400 empresas, indica que o Brasil ainda investe pouco em treinamento e desenvolvimento (T&D), quando comparado aos EUA. São R$ 746 por colaborador, contra U$ 1.273 dos americanos. A consulta estima que o investimento em T&D chega a resultar em 26% de aprendizado, 7% no impacto dos negócios e 1% do ROI. Houve ainda 14% de aplicabilidade e 68% de reação e engajamento.

As startups, além de assumirem o papel de inovadoras do mercado, também são inusitadas na hora de engajar e inspirar seus funcionários. Para Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, “trazer inovações como novos locais de trabalho, momentos de descontração e atividades em grupo quebra a rotina e melhoram a conexão da equipe. Além disso é possível ser criativo na hora de propor um treinamento, não necessariamente investindo valores mais elevados”.

De acordo com o relatório Causa Mortis, de 2014 do SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 37% das empresas encerraram suas atividades por não investirem continuamente em capacitação. “Para uma empresa aderir a esse movimento de melhora de produtividade com um diferencial, ela pode investir em jogos, atividades que fogem do cotidiano de trabalho, seja com tecnologia, ou com jogos de tabuleiro, atividades que estimulem e proponham interação”, ressalta. “Entre os benefícios desses novos métodos estão o trabalho em equipe mais eficiente, criatividade, melhora na capacidade de concentração, no ambiente organizacional, na tomada de decisões e mais disposição para o trabalho”, completa Hupfer.

Em um dos modelos de treinamentos está o da Evolucional, que utiliza o método de gamificação. “Os jogos prendem a atenção das pessoas; por esse motivo, o aprendizado com base em técnicas de gamificação tem tudo para revolucionar os treinamentos corporativos”, diz Cícero Gomes, responsável pelo projeto na Evolucional. Além da edutech, outras startups possuem inusitados treinamentos:

GetNinjas

Um treinamento com cara de almoço ou café da tarde! É assim que o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, tem utilizado uma ferramenta que promove encontros entre pessoas de diferentes áreas do aplicativo. O Donut, como é conhecido o programa, sorteia quinzenalmente e aleatoriamente quatro pessoas de áreas distintas para um almoço ou um café da tarde.

A pauta do encontro gira em torno de questões gerais, como o que cada um gosta de fazer nas horas vagas, onde trabalhava antes de entrar no GetNinjas e como é o dia a dia de cada pessoa dentro do aplicativo de serviços. Ao final, o quarteto encaminha um registro do encontro para os demais colegas de trabalho.

DogHero

Com o mesmo intuito de integração e troca, a DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, promove encontros semanais, nos quais cada colaborador divide com os demais colegas algum conhecimento. Esses encontros envolvem todos os integrantes da equipe, os estagiários e o CEO, de maneira orgânica e descontraída. Já foram abordados temas como Negociação, Programação, linguagem HTML, Excel, Discovery Quantitativo e Qualitativo.

LinkApi

“Penso, logo existo”, a famosa frase de René Descartes faz muito sentido no treinamento da LinkApi, plataforma que possibilita empresas desenvolverem, monitorarem e distribuírem integrações entre diferentes sistemas, treina seus funcionários a cada 15 dias com aulas de filosofia. O próprio CEO da empresa, Thiago Lima, que é formado em Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduado em Filosofia Aplicada ao Mundo dos Negócios, ministra as aulas para os 54 funcionários.

As conversas são abertas e sem grade fixa, abordam temas variados como epistemologia, teoria do conhecimento, ciência política e dialética. “Escuto, com frequência, os funcionários dizerem que o conhecimento das aulas os ajuda a tomar decisões mais inteligentes”, conta Lima.

Evolucional

O curso aplicado na Evolucional, startup de educação baseada em evidências, usa um jogo de tabuleiro Space Alert para desenvolver competências ligadas a comunicação, planejamento e gestão de equipes. Durante duas horas, os participantes se tornam membros de uma tripulação espacial e precisam se organizar e comunicar com eficiência para sobreviver aos perigos do espaço. Como cada missão dura apenas 10 a 15 minutos, é possível refletir sobre os resultados imediatamente após o término de cada viagem, combinando as atitudes que deverão ser tomadas na tentativa seguinte.

“Durante o jogo, todo mundo fica mais engajado do que se estivesse apenas escutando. Além disso, as ações dos colaboradores permitem insights valiosos sobre como os gestores devem lidar com cada um dos membros, observando a dinâmica da equipe”, lembra Cícero Gomes.

ClubPetro

Colocar-se no lugar do outro é como o ClubPetro, startup que utiliza dados e processos para impulsionar o crescimento de postos de combustíveis, utiliza a prática de Role Play - sigla em inglês, interpretação de papéis. Os times de Comercial, Implantação, Suporte e Customer Success são colocados em uma situação no qual é simulado um problema do segmento para verificar as diferentes reações das equipes. Uma vez por semana, a empresa também realiza um treinamento com agenda livre, em que os funcionários compartilham temas diversos da sociedade para serem discutidos, no intuito de causar reflexão.

V4 Company

A V4 Company é outra companhia que foge dos treinamentos convencionais. Imagine-se em uma TED Conference, em que cada colaborador ministra uma conferência no mesmo formato e com os tradicionais 15 minutos de duração. O tema pode ser relevante para o trabalho ou para a vida pessoal. O objetivo é que os colaboradores possam ensinar algo novo que terá impacto positivo para os outros colaboradores.

Além disso, é possível imaginar corte e costura em uma assessoria de marketing que aprimora e potencializa o processo de vendas pela internet? Em um dos treinamentos, todos os colaboradores tiveram que costurar juntos botões em um pequeno tecido, disposto ao centro de uma mesa. O grande desafio era a colaboração mútua, utilizando as poucas agulhas e linhas propositalmente disponíveis. Todos tinham metas individuais e uma meta coletiva: todos os botões costurados no menor tempo possível. A estratégia da empresa com o exercício é incentivar o trabalho de equipe e a reflexão sobre a importância de ter uma visão global.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar