Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como os benefícios que sua empresa oferece diminuem o turnover

Por Raphael Machioni*

Já é uma tradição aqui no Brasil. Além de oferecer bons salários e um ambiente de trabalho adequado, as empresas sabem que precisam ir além para contratar e manter os bons profissionais. No caso, significa oferecer benefícios condizentes com as tarefas e os desejos dos colaboradores. Os vales de alimentação, refeição e transporte são os exemplos mais corriqueiros. Contudo, a questão é que atualmente não basta apenas proporcionar essas vantagens para reduzir a saída de funcionários; é preciso também garantir que eles possam usufruir da melhor forma que quiserem.

As empresas brasileiras ainda têm uma grande dificuldade de reter seus talentos e evitar o turnover, expressão que representa a taxa de rotatividade de uma empresa. Em 2016, no auge da crise econômica, por exemplo, 40% das empresas brasileiras tiveram altos índices de desligamentos, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nem mesmo quando o país estava com a economia sólida esse indicador foi positivo: entre 2012 e 2014, essa taxa foi de 82%, segundo a consultoria Robert Half -- a média global era de apenas 38%.

Os dados reforçam que o salário e uma possível estabilidade não servem mais como os principais ganchos para recrutar novos colaboradores. Em um cenário de intensa competitividade e grande especialização entre os profissionais, as empresas precisam se tornar mais atrativas. Foi-se o tempo em que elas ditavam as regras na hora da contratação -- agora o poder está nas mãos dos trabalhadores, os quais sabem que podem encontrar algo que lhes agradem em outro lugar. Essa é uma realidade comum a diferentes setores e segmentos.

Além de contratarem melhor, as organizações precisam traçar planos que evitem a saída de colaboradores que já estão em seu quadro -- a redução do índice de turnover também depende dessa capacidade. Dessa forma, é necessário respeitar as “tribos” que se formam no dia a dia da companhia. O grupo de funcionários que, por afinidade, gosta de almoçar junto ou trabalhar nos mesmos projetos representa uma importante comunidade reunida naturalmente e que espera ser respeitada em seu trabalho. Quando essa relação está em harmonia, o negócio tende a crescer.

É nesse ponto que entra a oferta de vantagens da empresa. Para atingir os dois objetivos listados, é necessário oferecer benefícios flexíveis, ou seja, que dão liberdade para os profissionais gastarem como quiserem. A empresa pode fornecer um auxílio-creche, por exemplo, mas se um colaborador não tiver filhos, ele não consegue usufruir desse recurso. Com a flexibilidade, todo o dinheiro é depositado em uma conta única, que permite à pessoa utilizar de acordo com seu perfil e seus objetivos. Essa tática é vital por possibilitar que o trabalhador fique mais motivado ao perceber que a empresa entende suas necessidades. Assim, ele não só consegue produzir mais, como pensará duas vezes antes de trocar de emprego se tiver essa possibilidade.

A entrada da tecnologia em diferentes setores automatizou processos e permitiu que o conceito de experiência do consumidor fosse mais bem trabalhado pelas empresas, possibilitando o surgimento de serviços personalizados e eficientes. Agora é o momento de levar essa ideia também ao público interno. É preciso valorizar os profissionais que trabalham para a companhia e, principalmente, entender seus anseios e motivações. Quando o empresário consegue oferecer aquilo que seus empregados mais desejam, o ambiente fica mais saudável para todos e o negócio está pronto para crescer.

* Raphael Machioni é sócio fundador da Vee.

Sobre a Vee

Fundada em 2016, a Vee é uma fintech de benefícios brasileira que oferece a carteira digital do colaborador, concentrando em apenas um fornecedor toda a gestão de benefícios, incentivos e premiações dos colaboradores das empresas clientes. Por meio do aplicativo, o colaborador tem total liberdade para escolher e utilizar o pacote de benefícios que melhor o atende, desde planos de saúde, odontológicos e seguros de vida até os benefícios de vale-refeição, alimentação, combustível, mobilidade e outros. Desta forma, a empresa não precisa despender um enorme tempo fazendo toda a gestão do benefício flexível, pois cada colaborador será responsável pelo seu benefício.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS