Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As 4 tendências na busca por talentos para 2020

pixabay pixabay

Relatório divulgado pelo LinkedIn apresenta as novidades para Gestão de Pessoas

"Cada vez mais, as empresas irão investir nos seus colaboradores." Jorge Matos, presidente da ETALENT

Quatro tendências, um assunto: empatia. Colocando a experiência humana no centro do RH e do recrutamento. É assim que começa o Relatório sobre Tendências Globais de Talentos 2020, publicado pelo LinkedIn em janeiro. E continua: "Com a chegada de 2020, a empatia vai redesenhar a forma como as empresas contratam e retêm seus talentos".

Segundo o estudo do LinkedIn, são quatro as principais tendências para este ano: a experiência vivida pelo funcionário, a análise de pessoas, o recrutamento interno e as equipes multigeracionais.

"Cada vez mais, as empresas irão investir nos seus colaboradores, seja sob aspectos gerais, enquanto time, seja no um a um, entendendo a individualidade de cada profissional", afirma Jorge Matos, presidente da ETALENT (https://etalent.com.br), empresa de tecnologia especializada na gestão do comportamento.

A seguir é apresentada uma análise sobre as quatro tendências que vão movimentar o mercado de gestão de pessoas. Confira.

Employee Experience (EX)

As empresas estão começando a trabalhar para os colaboradores. As equipes de RH se empenham em proporcionar uma experiência para o funcionário, de modo a aumentar a retenção de talentos e melhorar a percepção sobre a marca empregadora.

"Employee Experience (EX) vai muito além de manter a equipe engajada; diz respeito a tudo o que o colaborador observa e sente, e suas interações como parte da empresa. Mais do que estabelecer métricas de avaliação de performance e dar feedbacks, as empresas devem colaborar ativamente com seus funcionários para criarem juntos uma experiência que funcione para todo mundo", explica Jorge Matos.

Além disso, pesquisas comprovam que dar atenção à experiência do funcionário aumenta a produtividade e torna a empresa mais bem adaptada às diferentes gerações.

People Analytics

Já se foi o tempo em que somente as grandes corporações tinham acesso a ferramentas para gerar dados sobre pessoas. Hoje, isso mudou. O estudo indica que a coleta e o uso de dados na análise de pessoas cresceram quase 250% em 5 anos. Mas cabe enfatizar que People Analytics engloba muito mais do que mensurar indicadores de performance individual.

"Entre outras funções, a análise de dados de pessoas pode e deve ser usada para identificar lacunas no desempenho dos colaboradores, mensurar o Employee Experience, qualificar as formas de recrutamento e determinar as demandas do RH", diz Jorge Matos.

Dado o grande número de possibilidades que essas análises oferecem, 73% dos respondentes afirmam que a análise de pessoas é uma das prioridades de sua empresa nos próximos cinco anos.

Recrutamento interno

Prática comum no passado, mas que perdeu força nas últimas décadas, o recrutamento interno de talentos está gradualmente retomando espaço. O remanejamento dentro das organizações (seja por promoção, transferência ou movimentação lateral) cresceu 10% nos últimos cinco anos.

As empresas, ao optarem por buscar entre os seus funcionários o candidato para ocupar uma vaga em aberto, perceberam melhora na retenção de talentos, aceleração da produtividade do "novo" contratado e agilização na contratação.

"Mas, para obter os melhores resultados no processo de recrutamento interno, é preciso levar em consideração os conhecimentos, as habilidades e o comportamento dos colaboradores - conceito do Cubo de Competências da ETALENT -. Neste sentido, quanto mais candidatos concorrerem, provavelmente mais acertada será a escolha", orienta Jorge Matos.

Equipes multigeracionais

Com o aumento da expectativa de vida e o ingresso de profissionais cada vez mais jovens no mercado de trabalho, as empresas têm agrupado profissionais de diferentes gerações - literalmente dos 18 aos 80 anos.

Por isso, as empresas devem focar esforços em descobrir o que estes times heterogêneos podem oferecer de melhor, criando condições para a colaboração e a troca de conhecimentos e experiências entre todos, beneficiando-se, assim, das potencialidades de cada geração.

"A pergunta que fica é: sua empresa está preparada para acompanhar as tendências de Recrutamento para 2020? O grande desafio é provocar nos líderes e nas equipes o sentimento de empatia, que eles entendam e valorizem a importância do capital humano em todos os processos corporativos", finaliza Jorge Matos.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS