Brasil,

Como melhorar o frete do seu negócio neste início de ano? Especialista dá 5 dicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Henrique Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Brasil é uma das maiores economias do mundo, possui recursos e grandes possibilidades de crescimento, entretanto, muitas empresas do país enfrentam dificuldades na logística. Estudo do Ilos, consultoria especializada na área, mostra que o Brasil perde mais de R$ 811 bilhões com custos no setor por ano, indo desde a infraestrutura de transporte até a carga inflacionada.

Mas afinal, como melhorar o serviço de frete para que que o empresário comece o ano sem dor de cabeça? Segundo Fernando Sartori, fundador da Uello (www.uello.com.br) – startup que usa rede colaborativa para reduzir custos logísticas e agilizar entregas - é fundamental que pequenos, médios e até grandes empreendedores invistam em soluções para ajudar a diminuir os custos na logísticas e também na diminuição no tempo de frete.

“Sem logística não tem matéria-prima para produzir. Sem logística não é possível fazer a embalagem dos produtos e, finalmente, sem logística é impossível realizar a entrega para seus clientes. Este processo é fundamental para qualquer negócio, mas deixamos de realizar algumas tarefas que parecem simples, mas comprometem todo o processo de entrega”, destaca Fernando.

O especialista trouxe 5 dicas para economizar e melhorar a logística de vendedores virtuais e vendedores de marketplaces.

1- Organização dos processos

Comece por organizar os processos da linha de produção, conhecido também como supply chain. Só se pode melhorar quando se conhece o estado atual dos processos. Esta organização permitirá melhorar o controle da produção da empresa. Pode, por exemplo, comparar os processos com os da concorrência e identificar algum problema na cadeia de produção.

2- Crie parcerias com diversas transportadoras

Essa é uma prática muito comum em indústrias que têm clientes em localidades distantes. Em muitos casos, a dependência de uma única transportadora resulta em tarifas altas de frete para realizar a distribuição de forma eficiente.

Por isso, uma estratégia que busca ampliar o alcance das entregas deve considerar a contratação de empresas transporte locais, o que ajuda, principalmente, no cumprimento dos prazos estabelecidos.

3- Qualifique a equipe logística

Outro ponto a destacar é o conhecimento na operação de transportes para que a empresa seja bem-sucedida. Portanto, é fundamental o grupo de trabalho esteja preenchido com profissionais qualificados para exercer as atividades.

A difusão de informações e conhecimento deve ser uma das missões do gestor para garantir que a equipe esteja a altura dos desafios. Todos os profissionais envolvidos, do motorista até o pessoal da área administrativa, devem ser capazes de fornecer soluções eficientes de problemas e atuar com flexibilidade para economizar no frete e outros recursos.

4- Compreenda a sua oferta

É muito provável que a empresa não produza apenas um produto, portanto, analise quais são que mais vendem e otimize o processo de picking. Os produtos com mais mais rotação deverão ser armazenados em um local mais acessível para a transportadora, o que irá poupar mais tempo e dinheiro.

5- Invista em soluções de logística e novas tecnologias

Outra forma de melhorar o processo logística da empresa é investir em tecnologia ou em serviços que ajudam a melhorar a experiência do consumidor final.

A Uello, por exemplo, criou uma plataforma que oferece serviço de frete urbano mais rápido e econômico para todo tipo de produto e tamanho de negócio. A rede colaborativa da startup funciona por meio de uma plataforma virtual que permite a integração entre os motoristas que fazem as entregas e os pontos de coleta parceiros que estocam os produtos.

Outra vantagem que a Uello oferece é a parceria com armazéns espalhados por toda Grande SP, que possibilita diminuição de custos logísticos em até 30% - valor que varia em relação às demandas e tamanho de cada empresa que solicita o serviço.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar