Brasil,

Como fazer uma carta de correção e quando utilizar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Carta de Correção Eletrônica (CCe) é um documento que tem como objetivo corrigir erros em emissões de notas fiscais. Ou seja, a empresa identifica o que há de errado no documento e faz as retificações digitalmente. Assim, utilizando a CCe, o negócio evita incoerências fiscais, que podem ocasionar em multas e irregularidades fiscais, por exemplo.

Os reparos devem ser feitos em um campo, através de um texto, descrevendo tudo o que se deseja corrigir na nota.

Quando uma NFe é autorizada pela Sefaz, ela não deve ser alterada. Afinal, as notas modificadas se tornam inválidas.

Mas se alguma irregularidade for identificada antes da circulação da mercadoria, é possível:

Cancelar a nota;
Emitir uma nota fiscal eletrônica complementar;
Emitir uma nota fiscal de ajuste;
Corrigir os erros com uma CCe.
Cada procedimento possui suas particularidades. O foco deste conteúdo é Carta de Correção, um documento feito à parte da nota e cita as correções que deverão ser realizadas em formato de texto.

Mas para poder utilizar esse recurso, algumas regras devem ser seguidas:

O conteúdo do texto deve conter entre 15 e 1000 caracteres;

A empresa tem até 30 dias para fazer as correções na nota;

A nota fiscal pode ter até 20 Cartas de Correção. Porém, após adicionar outra correção ao mesmo documento, é preciso atualizar a última CCe com todas as retificações anteriores. Portanto, se você corrigiu o endereço do destinatário e depois deseja retificar o peso da mercadoria, na segunda atualização deve-se colocar também o primeiro ajuste (endereço do destinatário);

É necessário que a CCe seja assinada através de certificado digital.

Como preencher a CCe?

Os reparos devem ser feitos em um campo, através de um texto, descrevendo tudo o que se deseja corrigir na nota. Não é permitido a utilização de acentos ou símbolos. É importante se atentar também à descrição. Ela deve ser de fácil entendimento e conter os detalhes necessários, como por exemplo:

"Correção do peso bruto do produto de 650 kg para 625 kg";

"Considerar o código CFOP 6.656, no lugar do código 6.655"

"Correção da descrição da embalagem de plástico para embalagem de papelão"

O que pode ser corrigido em uma CCe?
Código Fiscal de Operação e Prestação (CFOP);
Código de Situação Tributária (CST);
Descrição das características de produtos, como volume, modo de embalagem, peso;
Endereço do destinatário (parcial);
Razão social do Destinatário (parcial);
Data de saída do produto se for no mesmo período de apuração do ICMS;
Razão Social (desde que não altere por completo);
Adição de dados adicionais, como o nome da transportadora que participará da operação, por exemplo.

O que não pode ser corrigido em uma CCe?

Valores fiscais que determinam o valor do imposto, como por exemplo: base de cálculo, alíquota, preço e quantidade do produto, valor da operação;

Correção total dos dados do remetente ou destinatário;

Descrição de pontos da característica da mercadoria que altera as alíquotas de impostos;

Dados que alterem o Cálculo ou a Operação do Imposto;

Retificação que interfira na quantidade faturada do produto;

!IMPORTANTE! Caso não seja possível emitir uma CCe, o ideal é que a nota seja cancelada e que haja uma nova emissão com os dados corretos.

Garantindo o compliance fiscal
Estar atento aos possíveis erros nas emissões das notas fiscais, fazer as devidas correções e cancelamentos são formas de prevenção contra multas e outras penalidades. Ter uma visão clara de todo o processo de emissão é outra maneira. Assim, através do acompanhamento em tempo real dos documentos fiscais é possível saber o status de todos os eventos do Fisco vinculados a eles.

E se tudo isso puder ser supervisionado em um único painel de gerenciamento, é melhor ainda. É o que faz o Monitor Oobj, uma solução capaz de facilitar a rotina fiscal de uma empresa.

Para ter mais informações sobre o sistema que pode contribuir com os negócios, basta acessar: https://www.oobj.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar