Na contramão dos altos preços, empresa se destaca na redução de fretes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

Dentre os maiores custos de uma empresa varejista, ou de um e-commerce, o valor do frete de transporte e o prazo de entrega são alguns dos principais entraves para o sucesso, sendo, às vezes, motivo de desistência das compras e de reclamações por atraso na entrega. Nesse contexto, a Frete Barato, tem se destacado no cenário nacional e, aproveitando a insatisfação dos consumidores brasileiros com os serviços de entrega disponíveis no mercado.

“Empresa catarinense se destaca no mercado de fretes e já abocanha parte de um setor ineficiente

Dentre os maiores custos de uma empresa varejista, ou de um e-commerce, o valor do frete de transporte e o prazo de entrega são alguns dos principais entraves para o sucesso, sendo, às vezes, motivo de desistência das compras e de reclamações por atraso na entrega. Nesse contexto, uma empresa catarinense, a Frete Barato, tem se destacado no cenário nacional e, aproveitando a insatisfação dos consumidores brasileiros com os serviços de entrega disponíveis no mercado, triunfa com bons preços, prazos de entrega e relacionamento com os clientes.

A complexidade do sistema tributário brasileiro e a extensa malha rodoviária, incluindo os problemas de infraestrutura e, ainda, o custo de manutenção dos veículos de carga e os gastos com pedágio, avolumam os gastos necessários para uma operação de transporte. Isso, para os e-commerces, corresponde a fretes elevados e a desistência, por parte dos clientes, das compras pretendidas. Assim, o surgimento de plataformas que facilitem o processo de venda e transporte, reduzindo custos e ampliando as vendas, é, certamente, uma boa notícia para o mercado nacional.

No mercado de transportes de cargas, com a possibilidade de privatização dos Correios, a pouca capilaridade rodoviária de outras empresas de entregas e o surgimento de novas plataformas e opções sustentáveis de negócio, uma gestão eficiente dos aspectos logísticos do transporte e a implementação de novas soluções tecnológicas são a base. Nisso, a Frete Barato sai na frente da concorrência e vai na contramão daquilo que é ofertado atualmente: a ineficiência e os altos custos do transporte de carga.

Fundada em 2019 por um jovem de apenas 28 anos, Felippe Goebel, a Frete Barato busca, segundo o fundador da companhia, “centralizar todas as transportadoras em uma única plataforma, gerenciando o serviço de atendimento ao cliente (SAC), ofertando preços competitivos e atendendo melhor as pequenas empresas, que, muitas vezes, não conseguem calcular os custos de suas operações.” Desse modo, a empresa permite que e-commerces menores possam aumentar o alcance de suas vendas e, ao mesmo tempo, propicia, para os grandes varejistas, a redução dos gastos operacionais.

Com mais de 200 empresas atendidas pela plataforma e 800 mil pedidos em 2019, com coletas sendo realizadas em Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além de um atendimento em 100% do território nacional e um custo, em média, 40% mais baixo, quando comparado com o serviço dos Correios, o plano da companhia é ousado, já que a meta da empresa é “chegar aos mil clientes ativos e 1,7 milhões de pedidos na plataforma”, conforme Goebel. Para que isso possa acontecer, a empresa está em busca de parcerias com as maiores plataformas de e-commerce do país, fazendo a integração com outros serviços de vendas e transporte.

Apesar do serviço eficiente, proposto pela Frete Barato, há, ainda, diversos desafios a serem superados, como o alcance limitado da plataforma, que, embora consiga atender a três estados distintos, conta apenas com 135 cidades cobertas pelo serviço. Logo, ampliar o atendimento e a coleta de produtos em todo o território nacional é um dos caminhos que ainda devem ser trilhados, justificando, portanto, a meta audaciosa do fundador.

Evidentemente, conforme assinala Goebel, “a malha rodoviária é bem complicada no Brasil, mas temos que nos acostumar com os desafios diários e sempre criar novas estratégias, buscando levar ainda mais benefícios e comodidades aos nossos clientes, pois isso será o futuro das entregas no Brasil”, ou seja, a empresa traça, apesar das dificuldades, um panorama positivo para o porvir dos serviços de transportes.

Com um equipe enxuta, apenas cinco pessoas, o grupo de trabalho da Frete Barato consegue atender extremamente bem a seus clientes, tendo alcançado resultados expressivos nesse primeiro ano de funcionamento. Para as empresas atendidas, houve a geração de uma economia de mais de cinco dígitos. Prova disso foi o atendimento ao grupo Mmoda (Mmoda.com.br), cujo serviço gerou mais de 100 mil reais em economia de fretes em apenas 2 meses de operação.

Sobre os diferenciais da empresa, Goebel afirma que eles são, no Brasil, o “único Gateway de frete e CRM logístico, contando com tabelas de fretes altamente competitivas e já negociadas, assim como o serviço de entregas é feito pelas melhores transportadoras do mercado”. Desse modo, a Frete Barato se constitui como uma ferramenta que possibilita melhores prazos de entrega e preços mais atraentes, garantindo maior satisfação para o cliente final e retorno financeiro para o e-commerce parceiro. Além disso, o CRM, sigla em inglês que significa o “gerenciamento da relação com o cliente” é incrementado pela plataforma, que disponibiliza o serviço de atendimento ao cliente e proporciona respostas mais rápidas para o consumidor.

Com uma plataforma intuitiva, os possíveis clientes podem fazer o cadastro e, posteriormente, importar as vendas para o serviço da Frete Barato, que, por meio de um algoritmo, avalia as melhores opções de transportadoras, levando em consideração o prazo, o preço e a modalidade de envio. Ainda na plataforma, tem-se a possibilidade de gerenciamento do processo de envio, rastreamento das encomendas e o acompanhamento da entrega, o que se transforma em uma grande facilidade para o lojista, que pode encontrar todos os serviços necessários em um único local, contando, ainda, com preços competitivos e abrangência.

Com o surgimento de novos métodos de entregas e tecnologias, visando sempre à comodidade e o melhor atendimento dos clientes, juntamente a um custo muito mais baixo, a Frete Barato é, no contexto nacional, a imagem de uma empresa que busca revolucionar o mercado, ampliando o acesso a serviços de transporte de cargas e possibilitando, para pequenos e grandes varejistas, melhores opções de fretes e prazos de entrega, isto é, busca-se ampliar a escala de alcance dos e-commerces menores e diminuir os custos operacionais das maiores lojas.

Portanto, ao modernizar, dessa maneira, um serviço que há muito tempo é tratado com descaso no Brasil, a Frete Barato sai na frente e abocanha uma fatia considerável do mercado de transportes, inovando e agregando valor a gestão e a operação logística do serviço prestado.