Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Saúde Ocupacional explicam sintomas, diagnóstico e tratamento da dengue

pixabay pixabay

Doença, assim como a zika e a chikungunya, é mais propícia para alta de casos durante o verão



O verão chegou e com ele a preocupação sobre o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya aumenta. Em janeiro do ano passado, por exemplo, o país registrou aumento de 149% nos casos de dengue (quase 55 mil casos confirmados), de acordo com dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de alertar a população e esclarecer eventuais dúvidas sobre a doença, a Dra. Tatiana Borna Trigo, médica do Porto Seguro Saúde Ocupacional, explica o que é, quais são os sintomas, diagnósticos e tratamento da dengue.

O que é?

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que possui hábito diurno e se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. A doença não é contagiosa.

Quais são os sintomas?

Muitas pessoas confundem os sintomas com a da gripe. Por isso é importante comparar e notar se os sintomas se assemelham com os descritos abaixo:

- Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto e duração em média de 2 a 7 dias;
- Dor de cabeça;
- Dores no corpo e articulações;
- Cansaço e fraqueza;
- Dor atrás dos olhos;
- Manchas avermelhadas e coceira na pele;
- Náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, sangramento de mucosas.

Atenção para as situações de hemorragias (sangramento nasal, gengival, vaginal), manchas arroxeadas na pele. Procurar atendimento médico.

Como é diagnosticada a dengue?

A dengue é diagnosticada por meio de sintomas clínicos, exames laboratoriais (sorologia) e Prova do Laço (caso de suspeita), que se trata de um exame rápido realizado para avaliar o quadro clínico e se existe a possibilidade de a doença se tornar hemorrágica, o tipo mais perigoso da doença.

Qual é o tratamento?

Não existe um tratamento específico para a dengue. As recomendações básicas são tomar bastante líquido para a hidratação e utilizar remédios para combater a febre e a dor. Mesmo se coincidir os sintomas com os descritos acima, é de extrema importância procurar atendimento médico e não realizar automedicação.

Outro ponto importante é não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.) e anti-inflamatórios (Diclofenaco, Voltaren, etc.), pois eles são naturalmente anticoagulantes, o que aumenta a chance de uma hemorragia.

Como é a prevenção?

Para a prevenção da dengue não existe nenhuma vacina que combate a doença. Por conta disso, é importante ficar atento a limpeza dos locais (casas, etc), utilizar roupas mais fechadas, utilizar repelentes e inseticidas, mosquiteiros e por último, mas não menos importante, evitar deixar água parada em residências, vasos, pneus, o que contribui para a proliferação do Aedes. Fique atento e previna-se contra a dengue.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 8,5 milhões de clientes únicos, 13,2 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.

Produtos de Saúde da Porto Seguro

O Porto Seguro Saúde oferece às grandes, médias e pequenas empresas possibilidades de produtos que podem ser contratados de acordo com as diferentes necessidades e perfis. O Porto Seguro Saúde Ocupacional é referência em Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Ergonomia. O Porto Seguro Odontológico é destinado às empresas a partir de quatro vidas, possui uma rede referenciada nacional com mais de 20 mil opções de atendimento em todas as especialidades e oferece benefícios diferenciados a uma carteira com mais de 9 mil empresas e 560 mil segurados. Já o Porto Seguro Saúde cuida de milhares de segurados há mais de 25 anos e proporciona às empresas, a partir de cinco vidas, uma ampla rede referenciada de hospitais, laboratórios, consultórios médicos e clínicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo