Brasil,

Contribuições voluntárias nos planos de previdência da Prevcom somam R$ 6,6 milhões em 2019

Valor extra aplicado supera em 30 % os R$ 5,1 milhões acumulados no ano anterior

Os servidores públicos inscritos nos planos da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) transferiram R$ 6,6 milhões em contribuições voluntárias para suas contas individuais em 2019. O montante superou em 30% o total registrado no ano anterior quando atingiu R$ 5,1 milhões.

Este tipo de depósito se acelera no final de ano puxado principalmente pela liberação do 13º salário. A utilização de parte da remuneração mensal e a aplicação de folgas de caixa para aumentar as reservas para a aposentadoria se convertem em benefício fiscal na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do participante, que pode deduzir uma parcela desta poupança previdenciária da base de cálculo do tributo.

A Prevcom fechou a folha de dezembro com R$ 679,6 mil em aposentadorias pagas a 388 servidores vinculados aos planos da entidade, a maioria da Universidade de São Paulo (USP) que corresponde a 279 do total. Neste período a Fundação efetuou também pagamentos de R$ 148,2 mil em pensões a 30 beneficiários.

Responsável pelo patrimônio de R$ 1,36 bilhão de 35 mil participantes, a Fundação administra a previdência complementar dos funcionários públicos dos estados de São Paulo e Rondônia e assumiu neste início de 2020 o gerenciamento do SP Previdência da Capital paulista. A instituição também é gestora dos sistemas de Ribeirão Preto, Louveira, Guarulhos, Osasco, Birigui, Santa Fé do Sul e Jales por meio de seu plano multipatrocinado.

Publicidade

Notícias ::