Brasil, 21 de Janeiro de 2020

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coach de Palco entrará no radar das empresas em 2020

pixabay pixabay

· Por André Arcas

Há quem torça o nariz para a palavra coach ao identificar nela mais um dos temidos modismos corporativos – muitas vezes por uma boa razão devido ao cada vez mais frequente uso inadequado do termo por profissionais com qualificação questionável. Mas deixando de lado esses abusos e olhando para a expressão apenas como o profissional que apoia empresas na implantação de uma cultura de alta performance, de modo extremamente próximo e personalizado, não há dúvidas de que pode ser um ativo valioso para extrair o melhor do ano que está por vir.

Ao falar sobre as tendências para ficar de olho em 2020 no que tange o coaching corporativo, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) lembrou a previsão de Jack Welch, o CEO mais admirado do mundo. Segundo ele, no futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado. A International Coach Federation (ICF) reforça essa importância ao afirmar que 70% dos profissionais aumentaram seu desempenho após realizarem o processo de Coaching e 86% das empresas que usam Coaching tiveram ROI de 100%.

Seria loucura, então, imaginar que se as pessoas que trabalham em uma organização fossem treinadas para se comunicar e convencer melhor, o resultado da empresa seria muito superior? Quantas vezes você sentiu vontade de consultar as opções do telefone celular dois minutos após alguém iniciar uma apresentação em uma reunião? Quantas vezes você perdeu a luta contra o sono e teve que disfarçar um cochilo quando todos bateram palmas burocráticas no final de um desfile de slides que não precisariam ter existido? Quantos potenciais fornecedores fazendo uma apresentação você interrompeu ao pensar: "se essa pessoa não consegue nem fazer uma apresentação, que dirá implementar um projeto como esse..." ?

É exatamente para auxiliar empresas com esse desafio que um novo profissional vem ganhando cada vez mais espaço no mercado: o coach de palco. O que ele faz? Ele prepara pessoas para fazerem apresentações fantásticas.

Persuasão é uma competência complexa. Não se trata de apresentar os fatos em PPTs divertidos e moderninhos. Convencer é plantar uma semente na mente de um interlocutor precisa de tempo para germinar. É preciso adequar a linguagem ao público, buscar objetividade, ter clareza de propósito, uma postura convincente, um tom de voz firme, estratégia de roteiro, controle emocional e muito mais. Sem o desenvolvimento consciente e contínuo dessas habilidades, a chance de sucesso é ínfima.

No contexto competitivo em que vivemos hoje, essa habilidade é fundamental. A atenção das pessoas é disputada a cada segundo; a capacidade de manter o interesse nos assuntos fica cada vez menor. Se as empresas querem parar de perder oportunidades por causa de apresentações mal feitas e apresentadores despreparados, elas precisam urgentemente considerar esse terrível modismo e buscar um coach de palco.

· André Arcas é coach de palco - consultor especializado em técnicas de apresentação - da Arcas Treinamentos. Estudou direito pela USP, negociação em Harvard, Empreendedorismo e Inovação pelo programa Stanford Ignite e Storytelling pela IDEO, além de ser practitioner em PNL (Programação Neuro-Linguística) pela SBPNL. André já realizou vários treinamentos sobre como falar em público e treinou desde palestrantes do TEDxSãoPaulo até executivos de grandes empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS