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Estratégias Para Aumentar as Vendas No Final do Ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Calencautcy
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Estratégias Para Aumentar as Vendas No Final do Ano

* Por Israel Nacaxe

O Natal continua sendo a principal data de vendas do segundo semestre, o que torna o período uma grande oportunidade de vendas, tanto para o varejo online como físico. De acordo com um estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa de arrecadação no Natal 2019 é de R﹩ 35,6 bilhões, o que representará um aumento de 4,8% em relação a 2018.

Mas, para ter sucesso nessa época do ano e aumentar o seu faturamento, é preciso se atentar a alguns pontos que vão fazer toda a diferença no negócio, independentemente do segmento ou canal de venda, seja e-commerce ou loja física.

Tenha uma equipe de vendas bem treinada

Preparar a sua equipe é fundamental, principalmente porque os consumidores estão muito mais dispostos a gastar e os vendedores precisam saber lidar com esse aumento da demanda. Nesse caso, é imprescindível que eles estejam treinados, uma vez que a capacitação reduz a rotatividade da equipe e faz com que os colaboradores cresçam profissionalmente, permitindo ainda a padronização do atendimento aos clientes e a otimização de oportunidades de vendas, o que gera boas experiências de compra.

Dê atenção a apresentação dos produtos

Uma das bases do varejo hoje é a experiência vivenciada na loja, seja ela física ou online. Por isso, não basta ter o produto certo e hora certa, é preciso que haja uma boa estratégia de venda aliada a uma apresentação adequada dos produtos na loja para atrair mais clientes. Isso ajuda a comunicar mais rapidamente o seu posicionamento de mercado e gera, consequentemente, um aumento de vendas, independente da categoria do produto.

Gestão de estoques

Uma das frustrações dos clientes é ir até uma loja para comprar um presente de Natal e descobrir que ele não está mais disponível. Com isso, há grandes chances da loja perder a venda e, consequentemente, o cliente. Nesta época do ano, não dá para fazer as correções necessárias de rota, pois não há tempo hábil para a reposição de produtos. Nessa situação, uma das soluções encontradas pelos lojistas é a utilização de sistemas de gestão que fazem uso do histórico de vendas e estimam a quantidade de unidades que cada uma delas vai precisar. Com isso, é possível integrar os estoques das lojas online e offline com os centros de distribuição e ter uma visão mais ampla de todos os produtos existentes na empresa para que não ocorra esse tipo de falha.

Facilite o checkout

Um dos pontos mais importantes para os consumidores é a praticidade e a economia de tempo, principalmente no final do ano. Por isso, os lojistas que facilitarem o checkout do seu cliente, diminuindo as filas, aumentando a sua satisfação, trazendo mais produtividade para o ponto de venda se destacará perante seus concorrentes. Para isso, existem inúmeras soluções tecnológicas, incluindo terminais de PDV mais rápidos e autoatendimento, aplicativos de pagamento, carteiras digitais, equipamentos "papa-fila". Por isso, vale a pena explorar essas possibilidades para economizar o tempo do seu cliente.

Ofereça programas de fidelidade

Investir em um programa de fidelidade é uma opção para conhecer melhor o seu consumidor e ser mais assertivo nas ofertas, promoções e ações de comunicação. Os programas de fidelidade estão passando por grandes mudanças devido ao comportamento dos clientes e o seu uso gera inúmeras quantidades de dados que podem ser utilizados pelo varejo para entregar melhores soluções e experiências.

Utilize bem a comunicação digital

As redes sociais são excelentes ferramentas que ajudam a impulsionar as vendas, seja de forma orgânica ou publicidade. A possibilidade de segmentação das ações nesses canais gera ganhos importantes, como a possibilidade de entregar uma comunicação mais direta e dentro do contexto para o seu público-alvo.

Um bom exemplo são as buscas de geolocalização no Google. No fim do ano, muitas pessoas fazem compras por impulso, por exemplo. Com isso, os lojistas podem se destacar dentro do mecanismo de busca na hora que esse cliente vai buscar a loja mais próxima.

Por isso, para finalizar, é importante que seja feita uma análise de como seu público se relaciona com a sua marca, quais caminhos ele utiliza para chegar até você e finalizar a compra, avaliando como melhorar essa jornada. Facilitar a vida do consumidor é uma forma certeira de melhorar seus resultados!

*Israel Nacaxe é COO e co-fundador da Propz - empresa de tecnologia que oferece soluções de inteligência artificial e Big Data para o varejo físico e serviços financeiros. Entre seus principais clientes estão Bradesco, Cencosud e Grupo RaiaDrogasil.


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