Brasil,

Transformações digitais: 5 profissões que vão estar em alta em 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Wolff
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

A área de tecnologia vai continuar na dianteira de oferta de empregos em 2020. Além de vagas diretas no setor de TI, a busca também está grande por pessoas que atendam demandas que surgem em decorrência das transformações digitais em todos os setores. O Guia Salarial da consultoria Robert Half 2020 aponta as principais tendências de recrutamento para o próximo ano em diferentes áreas, e destaca que saem na frente os profissionais que buscam agregar mais valor para a função que executam e os negócios da empresa, além de se manterem atualizados quanto às inovações tecnológicas.

Confira cinco profissões pra ficar de olho em 2020 e o que faz cada uma delas:

Analista de Business Intelligence (BI)

O analista de BI tem a função de interpretar dados de diferentes origens, transformando hipóteses de negócios em planos de ação por meio de relatórios e painéis de dados acessíveis. Vaga bastante requisitada em 2019, a procura por analistas de BI deve continuar grande em 2020. “As empresas estão buscando esses profissionais devido às suas capacidades analíticas, pois com base nas análises é possível identificar oportunidades de melhoria nos processos e produtos da empresa”, explica Normélio Schneider Jr., cientista de dados na Supero Tecnologia, empresa especializada em soluções em TI. Além de conhecimentos em tecnologia e sistemas, a função exige conhecimento de negócios, processos e gestão.

Supply Chain Manager

Posição estratégica dentro de uma empresa, o gerente de Supply Chain tem a função de cuidar de todas as etapas da cadeia de suprimentos. Com uma boa gestão de supply chain as empresas conseguem otimizar seus processos, diminuindo estoques e reduzindo custos operacionais.

Na área de logística, é o responsável por garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de forma eficiente, ou seja, com um bom prazo e um bom preço.

Esse profissional precisa ter uma visão estratégica de todo o negócio e estar atento às tecnologias que surgem para otimização das demandas.

“Com a popularização do e-commerce, um desafio grande para as empresas é garantir bons preços e prazo para os consumidores e o Supply Chain Manager tem um papel fundamental nesse processo de integração. É uma função essencial principalmente em grandes empresas que tem uma demanda logística complexa ”, explica Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, empresa especializada em entregas de itens leves para e-commerce.

Profissional Agile

No ramo da tecnologia, de acordo com a consultoria Robert Half, os profissionais inseridos no mundo da Metodologia Ágil e que buscam conhecimento por conta própria vão ganhar mais espaço em 2020.

Esses profissionais possuem bastante experiência em metodologias ágeis e têm a função de treinar e auxiliar as equipes para melhoria dos processos e projetos dentro das empresas, sendo um agente de transformação. Fábio Trierveiler, Lean-Agile Leader na Supero Tecnologia, destaca que é necessário estar se atualizando constantemente para desempenhar este papel.

“Nossa função é incentivar e oferecer ferramentas para que se erre mais rápido, no sentido de que eventuais falhas sejam percebidas no início dos projetos e corrigidas rapidamente, não só na fase de execução, quando o custo é muito maior”, destaca.

Engenheiro de software

Apesar de não ser uma nova área de atuação, a parte da engenharia que atua com Pesquisa & Desenvolvimento de software ainda tem muito a ser explorada. Com vagas sobrando no mercado, profissionais com essa capacidade estão cada vez mais requisitados, visto a introdução crescente de tecnologia nos negócios e empresas. Para a startup Motoboy.com, pioneira no setor de entregas ultra-rápidas, a plataforma só pode ser desenvolvida com sucesso pela presença de profissionais P&D. “Toda empresa de software precisa de desenvolvedores, seja para implementar novas funcionalidades ou manter o software em funcionamento”, relata o CEO da empresa, Jonathan Pirovano. O cofundador da Motoboy aconselha, ainda, “que o profissional procure se especializar, estudar muito e constantemente, pois as empresas, muitas vezes, tem pressa e não dispõem de tempo suficiente para treinar o profissional internamente”. A área também está bem valorizada e demanda responsabilidade. “Bons profissionais garantem um desenvolvimento escalável da empresa, evitando problemas do crescimento e atendendo com velocidade a necessidade dos clientes”, encerra.

Especialista em Segurança da Informação

Em agosto de 2020, está prevista a implementação da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) e, por isso, empresas vão precisar se adequar e ter um especialista em segurança de dados. A Unifique, operadora do Vale do Itajaí, sediada em Timbó, trabalha com a proteção de dados por meio de seu data center, em processo de certificação Tier III. “Estamos falando do bem mais precioso de uma empresa. E o Brasil é o terceiro país que mais sofre com ataques cibernéticos”, revela Odilon Pscheidt, gerente comercial de data center. “Falta a cultura de segurança”, complementa. Por essa razão, muitas empresas vão visar esse profissional, cuja função básica será proteger a integridade de dados sigilosos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar