Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transformação financeira: como e por onde começar?

pixabay pixabay

Ter mais dinheiro ao final do mês é um desejo unânime entre as pessoas. Mas para isso, e necessário ter ações diferentes para obter resultados positivos

Por: Vivian Vieira

Você já parou para pensar que tudo na vida é uma questão de escolha? Isso mesmo! Somos os responsáveis e protagonistas por todos os nossos atos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Dessa maneira, quando pensamos em nossa situação financeira não seria diferente. Ou seria? Digo isso porque, por experiência própria, após muitos anos de tentativas sem resultados, decidi mudar e aprendi a fazer novas escolhas.

Felizmente, a cada dia cresce a quantidade de pessoas dispostas a encarar essa transformação financeira a fim de realizar seus sonhos. No entanto, para a concretização desse propósito, certamente o primeiro passo é saber a fundo quais são seus objetivos, onde você quer chegar, para, enfim, entender quais mudanças deverá colocar em seu dia a dia.

O assunto é amplo e ainda gera muita confusão, visto que cada pessoa possui uma necessidade e objetivos diferentes. Além disso, mudanças não ocorrem da noite para o dia, é necessário um desejo ardente para conquistar algo e, a partir daí, se planejar e fazer com muita determinação e persistência, sem se preocupar com o julgamento dos outros.

Efetuar trocas sem perder a qualidade de vida

Como pontapé inicial de qualquer transformação, é preciso saber quais mudanças devem ser feitas em nossos hábitos. No caso de minha família, por exemplo, vendemos o carro e, no dia a dia, aderimos a utilização de transporte público e aplicativos de transporte privado. Tal medida foi adaptada ao meu cotidiano após verificar que o maior gasto em nosso orçamento era o carro e suas despesas (IPVA, manutenção, seguro, multa, estacionamento, lavagem, etc.) e isso nos privava de viver uma vida com melhor qualidade e também de investir em nosso futuro.

Para tanto, é importante que consigamos analisar e modificar qualquer tipo de custo que esteja prejudicando nosso orçamento, sempre priorizando por opções que geram despesas menores, sem perder a qualidade de vida, caso contrário não haverá continuidade. E também para engordar o orçamento, que tal pensar em uma renda extra?

Além disso, outro ponto que interfere, e muito, nas nossas finanças está relacionado à questão que envolve os valores pessoais, pois muitas vezes as pessoas acabam fazendo escolhas que não simbolizam o que elas realmente querem. Ou seja, preferem priorizar a opinião de terceiros como uma espécie de status, comprando coisas que não querem e nem precisam, apenas para mostrar para alguém. Essa prática acaba gerando gastos desnecessários que farão falta para o orçamento no futuro.

Mudanças simples geram resultados grandiosos

Após fazer uma análise detalhada sobre seus gastos, identificando o que pode – e deve – ser cortado, é a hora de agir! Para tornar essa prática uma tarefa menos desafiadora, tenha sempre suas metas e objetivos estabelecidos. Além disso, não se esqueça de:

· Se planejar;

· Revisar seu estilo de vida;

· Fazer renda extra;

· Ter disciplina.

Outro ponto crucial – determinante, inclusive, nas minhas escolhas – é o apoio da família. Afinal, não dá para fazer qualquer tipo de mudança sem envolver as pessoas mais próximas de você. Além disso, elas serão essenciais para apoiá-lo e, quem sabe, adotar um novo modelo de vida, seguindo seus passos.

Por fim, anime-se! Vá à luta pelos seus sonhos e objetivos e não aceite que ninguém te diga coisas que te desanime. Além disso, tenha sempre em mente que todo propósito leva tempo, requer esforços contínuos e, a longo prazo, você visualizará grandes resultados.

E então, quais escolhas você está fazendo hoje para o futuro das suas finanças?

*Vivian Vieira é Coach de Transformação Financeira e Finanças Pessoais. Idealizadora do projeto Riqueza em Família, a profissional busca apoiar pessoas a fazerem seus projetos de vida e atingirem seus objetivos através das melhores técnicas e ferramentas de coaching. Saiba mais em:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS