A tecnologia como aliada da saúde financeira das empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Sanches

pixabay pixabay

Na última década o uso da tecnologia como aliada e facilitadora de processos nas empresas aumentou consideravelmente. Áreas de TI, Marketing e Recursos Humanos são algumas das beneficiadas com soluções que automatizam os processos e proporcionam aos colaboradores novas experiências e formas de obter mais e melhores resultados.

Estudos como da Accenture mostram que os assistentes digitais estão reduzindo os custos operacionais das empresas em até 80%. Esse dado nos mostra que os benefícios da tecnologia chegam no coração do negócio e são capazes de reduzir custos e ajudar na saúde financeira da empresa. Ainda segundo o levantamento, robôs serão capazes de automatizar ou eliminar até 40% do trabalho contábil até o fim do ano que vem.

Neste cenário, a busca por soluções que ajudem a empresa nestes processos naturalmente está em alta. As tecnologias disponíveis no mercado já criam um ciclo de inovação completa na empresa.

Na área de RH, por exemplo, os empreendedores brasileiros têm enxergado um grande potencial para garantir a estabilidade financeira. Apostando em plataformas como a da Samba Tech para aumentar o engajamento e reduzir o turnover, dois dilemas que fazem toda a diferença no faturamento de um negócio. A educação corporativa à distância, totalmente digital, é uma das soluções da Samba Tech, que tem entre os clientes a seguradora Porto Seguro. Treinar e desenvolver os funcionários é um desafio constante e a solução da empresa auxilia neste processo.

A tecnologia também pode contribuir muito com o segmento de atendimento ao cliente. Atualmente, a satisfação do cliente está longe de ser a ideal. O pior é que muitos desses problemas poderiam ser resolvidos de forma autônoma, pelo próprio consumidor, por meio de uma ferramenta como a da NeoAssist , plataforma omnichannel para relacionamento com o cliente. Segundo a Hubspot, os operadores gastam quase 90% do seu tempo repetindo respostas de perguntas iguais e ajudando clientes com os mesmos problemas repetidas vezes. Essa alta carga de chamados poderiam ser resolvidos a partir de opções de autoatendimento, enquanto os operadores resolvem problemas mais complexos.

Já na logística, a empresa não precisa investir recursos em uma frota própria, por exemplo, podendo utilizar o serviço oferecido por uma plataforma online como a Lalamove , que oferece soluções em entregas. A Lalamove atua por meio de frota de parceiros composta por motos e utilitários, sendo Fiorino ou pick up com carroceria coberta, Kombi, van e carretos. Os preços iniciais variam de R﹩ 9 a R﹩ 100, dependendo do serviço contratado, mais variáveis de quilometragem, paradas extras, adicional noturno e/ou de ajuda do motorista. Com a proposta de entrega no mesmo dia (same day delivery), a plataforma permite também o agendamento de entregas, disponibiliza diversos meios de pagamento, protocolo eletrônico com assinatura digital, conta de negócios, gerenciamento e otimização de rotas, rastreamento em tempo real e relatórios mensais consolidados para os clientes corporativos.

A NetSupport , plataforma digital de suporte técnico em TI que faz a conexão entre técnicos de informática e empresas com necessidade de manutenção e suporte, chega como alternativa para a redução de custos com as áreas de TI. A plataforma permite que os clientes solicitem o atendimento sob demanda, de forma remota ou presencial com qualidade e preço acessível. Portanto, as empresas não necessitam de uma área focada em TI, pois o uso dos serviços da startup resultaram em uma economia de até 25%.

No setor de energia não é diferente: para que a empresa tenha ainda mais rentabilidade, é imprescindível economizar recursos. Para isso, a Ledax oferece soluções em iluminação LED e geração de energia fotovoltaica para clientes corporativos. De acordo com Rodrigo Travi, CEO da empresa, o mercado de micro e minigeração de energia solar cresce ano a ano. "Todos têm a demanda de economizar mais. As soluções de iluminação de LED economizam muito, mas elas abrangem apenas uma pequena parcela da conta de energia. Já com a energia solar fotovoltaica, atuamos por meio da divisão Ledax Energy Solutions, conseguimos atuar em um percentual bem maior da conta de luz. Em alguns casos conseguimos reduzir 95% da conta de energia", ressalta Travi.

Outro segmento que pode se beneficiar da tecnologia é o de propaganda e marketing. A distribuição de comerciais para diversas cidades e emissoras de forma simultânea se tornou muito mais fácil. Há pouco mais de dez anos, era preciso encaminhar o material usando uma fita beta para cada lugar, isso custava em torno de R﹩ 3 mil. O que, além de não ser muito prático, tinha o valor era exorbitante. Esse cenário mudou devido ao surgimento de soluções, como a da Adstream , maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo, que garante segurança e rapidez no processo de distribuição de comerciais. Dessa maneira, é possível uma redução de mais de 80% no custo para quem faz distribuição de comerciais.

Entender o comportamento e o hábito do seu consumidor para entregar as melhores ofertas e ações e melhorar a experiência do cliente é imprescindível para o varejo nos dias de hoje. Por isso, o objetivo da Propz , é aplicar tecnologias, mo big data e inteligência artificial que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada. Por meio da sua tecnologia, eles conseguem aumentar em 10% as vendas em renda incremental e monitorar 105 milhões de CPFs.

Um dos principais problemas enfrentados pelo e-commerce brasileiro são as fraudes, principalmente porque elas podem causar um prejuízo financeiro muito grande e ameaçam a operação de qualquer negócio. Por isso, já existem soluções tecnológicas que garantem mais segurança, como é o caso da Konduto , antifraude para pagamentos online, que é a primeira empresa do mundo a monitorar todo o comportamento de navegação e compra de um usuário em uma loja virtual ou aplicativo mobile e, com uso de filtros de inteligência artificial, calcular em menos de 1 segundo a probabilidade de fraude em uma transação on-line. Além disso, o sistema também leva em consideração informações "básicas" da análise de risco, como geolocalização, validação de dados cadastrais e características do aparelho utilizado na compra (fingerprint), gerenciamento de regras condicionais e revisão manual.

Para Rafael Dal Molin, diretor da Elevor - startup gaúcha que desenvolve softwares de gestão empresarial, ter controle sobre tudo que acontece dentro de uma empresa é uma das tarefas mais complicadas vividas por um gestor. Na maioria das vezes, a análise de cada um dos setores da organização de forma independente, leva a decisões equivocadas, que podem gerar impactos negativos, por exemplo, no fluxo de caixa, causando um desequilíbrio financeiro em toda a instituição.

"É extremamente importante que os empreendedores estejam atentos às novidades tecnológicas e busquem alternativas que ajudem a manter a empresa bem organizada. Ter um controle empresarial eficiente e de alta qualidade é fundamental para que uma organização alcance o sucesso que almeja: ao em vez de perder um tempo precioso realizando processos manuais e repetitivos, é possível automatizar tarefas e extrair informações úteis e relevantes para o crescimento da marca, otimizando as ações de ponta a ponta", explica.