Plugins no navegador podem vazar segredos corporativos
Chrome e Firefox podem tornar os computadores vulneráveis à ação de hackers
Os plugins para navegadores de internet podem ser uma ameaça aos dados confidenciais. Essa é a recente descoberta do pesquisador Sam Jadali.
Com o intuito de melhorar a experiência de seus usuários, o Chrome e o Firefox disponibilizam lojas online para que sejam baixadas extensões com as mais diversas finalidades, como bloqueadores de anúncio, corretores ortográfico e outros. Entretanto, alguns desses recursos estão coletando dados dos usuários e usando de forma indevida.
O vazamento impactou empresas e pessoas físicas de todo o mundo e está relacionado a oito extensões perigosas e suspeitas: Hover Zoom, SpeakIt!, SuperZoom, SaveFrom.net Helper, Desbloqueio do FairShare, Medição do painel, Pesquisas com marca e Pesquisas da comunidade do painel.
A lista de dados pessoais expostos é longa e inclui declarações fiscais, interesses pessoais, localização de GPS, itinerários de viagens e dados de cartão de crédito.
Em relação aos dados corporativos, a captura e vazamento é expressiva e coloca em risco a reputação e competitividade da empresa. Segredos de propriedade, material operacional, relatórios, memorandos e códigos de acesso ao firewall são alguns exemplos do que pode ser exposto.
Como proteger seus dados
Investir na proteção contra o vazamento de informações é essencial principalmente para empresas. É fundamental treinar e conscientizar os funcionários sobre os riscos existentes em extensões para os navegadores.
Nesse contexto, a aprovação de uma lista de plugins confiáveis pode ajudar a evitar que aplicações perigosas sejam instaladas e exponham seus dados. Outra prática importante e eficaz é a auditoria dos serviços online utilizados pelo negócio. É fundamental que eles exijam autenticação e recebam a proteção necessária.
Ainda que hajam formas de evitar esses transtornos, investir em um software de segurança confiável é a principal maneira de proteger os seus computadores e dados.
A BluePex® é uma das principais empresas de segurança, controle e gestão de TI do país, que atende a empresas que priorizam o cuidado com as suas informações. Com o BluePex® Endpoint Control e Protection é possível manter os dispositivos protegidos da ação de hackers e do vazamento de dados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário