Brasil,

Como dar feedback negativo?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como dar feedback negativo?

Por Amanda Gomes, especialista em análise comportamental e cofundadora da ELAS, primeira escola de liderança feminina do Brasil.

O que é feedback negativo? Chamar atenção de alguém? Dar uma bronca por um comportamento não adequado?

Feedback tem que ser um fato cotidiano, algo com que o líder esteja acostumado. É um retorno sobre algo que aconteceu e precisa ser feito com frequência sem a necessidade de formalidade e stress. Muitas empresas marcam data para dar feedback ou até mesmo organizam uma reunião para isso. Esse é o dia mais terrível na vida de quem vai receber essa avaliação, não acha?

Exemplo prático

Você delegou uma atividade para alguém e essa pessoa realizou a tarefa, mas o comportamento dela ou a forma que entregou o resultado foi inadequado. Você se sentiu desconfortável, constrangido ou que as atitudes não saíram como você esperava. O que fazer?

Chame a pessoa na sequência da ação e diga que na situação recém ocorrida algo te deixou desconfortável. Explique que a atitude da pessoa em questão não foi adequada, que não esperava isso dela e que você espera que essa situação não se repita. Pergunte se algo não ficou claro, se o erro decorreu de alguma dúvida e diga o que você esperava que a pessoa tivesse feito.

Uma reflexão importante

Você que está lendo esse texto agora, procure lembrar o que te levou a chegar onde está, procure se lembrar de grandes aprendizados da sua vida pessoal e profissional, ou seja, lembre-se de algo que te fez aprender, uma lição importante na vida.

Qual foi o contexto? Você aprendeu pelo conforto ou pelo desconforto? Foi quando a vida te pressionou a agir diferente ou quando você estava tranquilo no sofá da sua casa?

Se foram os feedbacks assertivos da vida que fizeram você mudar, crescer e se desempenhar de uma forma melhor, o mesmo ocorre com o outro.

A questão aqui é prática, você não deve considerar uma intervenção, como um "feedback negativo", é apenas uma avaliação de algum comportamento que não estava adequado ou alguma entrega diferente da expectativa.

O segredo está não apenas em dar feedbacks em momentos de erros, mas também em momentos de acertos. Aprenda a elogiar. Sim, elogie. Elogie se a pessoa superou suas expectativas e se fez algo da maneira correta.

Sobre a ELAS:

Criado em agosto de 2017 e alinhado aos Sete Princípios do Empoderamento das Mulheres nas empresas defendida pela ONU, a ELAS (Exercendo Liderança com Assertividade e Sabedoria) é a primeira Escola de Liderança e Desenvolvimento voltada para mulheres que buscam assumir posições de destaque nas empresas ou na sociedade. Além de oferecer workshops, palestras e mentorias, a Escola se destaca por um curso exclusivo chamado Programa ELAS, sendo a formação mais completa e intensa da Escola de Liderança.

A Escola nasceu para promover mudanças rápidas e concretas na vida das pessoas e nos resultados das empresas, tendo como missão ser referência no desenvolvimento de mulheres no Brasil. A ELAS respeita a essência e o talento de cada aluna, garantindo uma medição do desempenho e da evolução pessoal promovido pelo treinamento.

Sobre Amanda Gomes:

Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Varejo pela Fia USP - MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Amanda tem mais de 20 anos de experiência no mundo corporativo exercendo funções de alta liderança em grandes empresas. Atualmente é CEO da AMG Inovação, uma boutique de treinamentos na área de liderança e desenvolvimento comportamental para empresas e mentoria para empresários.

É treinadora comportamental formada pelo Instituto Formação de Treinadores (IFT), especialista na área de análise comportamental DISC, Practitioner em Programação Neurolinguística, Life, Business e Career Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Participou da formação UPW com Anthony Robbins nos EUA para aprimoramento em competências de empoderamento pessoal.

Autora do Ebook "As 10 Premissas Para Conquistar Autoridade no Ambiente de Trabalho", Co-autora do Livro: Atitudes de Alta Performance com o Coaching e idealizadora dos Programas de Desenvolvimento Líderes para a Vida e da Mentoria Líder Águia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar