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Black Friday 2019: 4 Dicas Rápidas Para Aproveitar a Data e Ainda Alavancar o Seu Negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emanoella Leite
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
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Especialista em mídias sociais indica processos fáceis para quem não quer ficar de fora de uma das datas que mais impacta o varejo brasileiro

Muitas empresas já se planejaram para atrair os consumidores nesta Black Friday. Para ter uma ideia de como a data é aguardada, o faturamento no comércio eletrônico já superou a expectativa do mercado. De acordo com a consultoria Ebit/Nielsen, nas primeiras horas de quinta-feira o varejo já havia movimentado R$ 149 milhões, o que representou o crescimento de 24% em relação a 2018. Para quem deseja aumentar as possibilidades de ter sucesso nesta Black Friday ou não conseguiu se organizar, ainda dá tempo de chamar atenção de possíveis consumidores. Segundo Rafael Kiso, especialista em mídias sociais e fundador da mLabs, existem alguns caminhos que o empreendedor pode seguir para aproveitar a data:

- Apresente condições financeiras reais ao seu público. Para ter uma ideia, na percepção do consumidor os preços estão cada vez mais parecidos com os anteriores a Black Friday. Segundo levantamento do Google Consumer Survey 2018, é possível ver que 69% deixaram de comprar algum produto que pretendiam porque os preços estavam muito altos. Uma das alternativas para converter vendas é cashback, onde o consumidor faz a compra e recebe de volta parte do dinheiro gasto. Em 2018, esse processo rendeu 34% de recall às Americanas - e depois foi muito usado por outros players. No entanto, apenas 23% dos respondentes dizem saber o que é cashback - e deles, apenas 60% souberam explicar o que é a modalidade. Outra opção, é o uso de cupom de desconto, que segundo os entrevistados foi um fator importante na decisão de compra. #ficadica

- Faça lives. Segundo o Facebook, os usuários assistem aos vídeos ao-vivo três vezes mais do que os vídeos gravados. Além disso, também comentam 10x mais nas Lives do que em fotos. Não há como negar o nível de engajamento e interesse. No entanto, ainda é pouco usado pelas marcas. Se você fizer uma Live direita, você não terá muita concorrência. Use a mesma técnica de antecipação e divulgue que haverá uma Live exclusiva a partir de um horário específico para apresentar ofertas-relâmpago. Comece as Lives pelo menos 10 minutos antes do horário e deixe rodando um contador regressivo na tela. Isso aumentará a audiência para quando a hora exata chegar. Promova a sua Live nesses 10 minutos usando o sistema de anúncios. Confirme antes de tudo se a sua página já está liberada para impulsionar o conteúdo. Quer mais uma ideia? Anuncie algum produto que conterá desconto progressivo conforme a audiência da Live cresce. Isso será um belo incentivo para que as pessoas convidem seus amigos para acompanharem.

- Crie conteúdos com geolocalização. Ideal promover o material em um raio de 5km, usando mídia paga no Facebook e Instagram durante os dias da Black Friday e Golden Monday (segunda-feira após a Black Friday que estende as promoções). Como as pessoas costumam a comprar o que está mais próximo, criar visibilidade para a sua marca na data é importante.

- Promova experiências e crie promotores da marca, não pense apenas na venda pontual. Aplique o 80/20, neste caso. Importante usar 80% do tempo no online para montar conteúdos daquilo que sabe e que é especialista. Somente 20% do tempo fazendo propaganda mesmo, contando aquilo que vende. Pois assim, as pessoas se identificam com a empresa e as chances de comprar novamente com você são ainda maiores.

Rafael Kiso - Fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gerenciamento de mídias sociais e conta com 20 anos de mercado. É CDO e membro do conselho na Focusnetworks. Professor Especialista na Digital House. Em 2017 foi premiado pela ABRADi-SP como Profissional Digital na categoria Planejamento, e hoje é responsável por gerenciar e tomar decisões na mLabs, empresa que visa a democratização de redes sociais e a educação e desenvolvimento digitais.


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