Brasil, 13 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

A relação entre networking e member-get-member

Em algum momento da vida, todo ser humano já precisou de uma alguma indicação amiga: filme para assistir, vaga de emprego e especialmente para fazer compras. Segundo pesquisa da Nielsen, 86% dos consumidores veem as indicações de amigos e familiares a forma mais confiável de buscar informações sobre produtos ou serviços - o famoso boca a boca.

É notório que fica mais fácil comprar aquilo que outra pessoa já experimentou. A consultoria McKinsey mapeou que o consumidor fica 50 vezes mais propenso a comprar um produto ou serviço recomendado por amigos próximos ou algum parente. De olho nessa prática tão comum, o marketing de diversas empresas criaram estratégias que deem benefícios para quem indica e para quem é indicado, que no jargão dos profissionais da área se chama "member-get-member".

O que é member-get-member?

É incentivar clientes atuais a recomendar produtos ou serviços para alguém da sua comunidade ou ecossistema. A vantagem dessa estratégia é que ela reduz o custo de trazer novos clientes, porque é mais fácil enviar um email marketing ou SMS para o cliente atual do que o custo de uma força de vendas. Existem alguns casos conhecidos do sucesso dessa tática de adquirir novos compradores:

PayPal - Sistema de pagamentos online

Antes de a empresa ser uma das maiores do mundo em pagamentos digitais, com 277 milhões de contas ativas, foi utilizado o member-get-member para ampliar o número de clientes. Inicialmente, houve a tentativa de fazer contratos com grandes bancos, mas havia muita burocracia envolvida nisso. Fora os custos operacionais de uma transação desse porte. Nesse cenário, foi escolhido algo inusitado: pagar para que pessoas se cadastrassem na plataforma e assim houvesse cerca de 10 milhões de cadastros. Cada conta poderia ainda indicar outra pessoa para participar. Em pouco menos de 1 ano, completou-se a carteira de 20 milhões de clientes. Quando a rede PayPal começou a se autossustentar, o benefício de novos clientes diminuiu até que foi extinguido.

Airbnb - Serviço de hospedagens

O Airbnb é um grande classificados de pessoas com locais para hospedagem em todo o mundo, com meio bilhão de visitantes até meados de 2019. É por meio dela que as pessoas podem anunciar, descobrir e reservar acomodações para suas viagens de férias, esticadas de feriado ou até mesmo aluguel mensal. Desde 2010, quando esse serviço foi criado, o member-get-member tem sido utilizado para incrementar a base de usuários, oferecendo um bônus no serviços para quem indica e para quem foi indicado.

Nextel - Telecomunicações

Planos de celular também têm seu member-get-member. A Nextel com sua base de aproximadamente 3,5 milhões de linhas de telefone está com um programa chamado Indique e Ganhe: clientes que trouxerem um amigo ou parente na loja, e ele contratar um plano de celular, ambos ganham 15 GB de Internet. Essa ferramenta ajudou a alavancar um crescimento significativo da base em poucos meses.

Member-get-member pode ser networking?

O member-get-member é um mecanismo que pode ser então utilizado para estreitar vínculos com outras pessoas. Dá a sensação de fazer parte de um grupo de vantagens em que ambos poderão desfrutar dessa relação ganha-ganha. Certamente, o networking envolve diversos fatores, mas esse "tempero" facilitar a aproximação a novas oportunidades de negócio.Website: https://agiliza.nextel.com.br/


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