Constituir cooperativa pode ser saída contra o desemprego
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o desemprego no país foi de 12,3%, em média, no trimestre encerrado em maio. Ou seja, cerca de 13 milhões de pessoas estão atrás de uma nova oportunidade de trabalho no país. Essa busca por uma ocupação já fez também com que a categoria dos trabalhadores por conta própria batesse um recorde histórico, chegando a 24 milhões de pessoas no mesmo período – um crescimento de 5% em comparação com o mesmo trimestre de 2018. O que muitas pessoas ainda desconhecem é que a criação de uma cooperativa pode ser também uma opção para driblar o desemprego e a informalidade.
“Pessoas que atuam num mesmo ramo podem se juntar para constituir uma cooperativa, tornando o negócio muito mais organizado e competitivo, com chances de voos muito maiores e com todas as vantagens que o sistema cooperativista oferece, como poder gerir o próprio negócio, rateio de despesas e ganhos por produtividade”, diz Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo e também da Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. Só no Estado de São Paulo, são 1.025 cooperativas que atuam em 10 diferentes segmentos econômicos. Apenas no ramo Trabalho, são 148 cooperativas no Estado, que reúnem mais de 90 mil cooperados.
De acordo com a legislação brasileira, para uma cooperativa ser constituída é preciso um número mínimo de 20 pessoas, com exceção das cooperativas de trabalho, que podem ser formadas com pelo menos sete cooperados. “É necessário também um registro na OCE/OCB, ter o acompanhamento de um contador, inscrição estadual e alvará de funcionamento, entre outras obrigações”, enumera o presidente. Aos interessados, o Sescoop/SP tem um Programa de Orientação Cooperativista (POC) que oferece todo conhecimento necessário para que toquem o projeto com segurança jurídica e capacidade de autogestão. “Criado em 2012, o POC já recebeu mais de 7 mil pessoas interessadas em constituir uma cooperativa”, afirma o presidente.
Genilson Vieira, diretor da recém-constituída COOPER-IN - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Tecnologia da Informação, participou recentemente do programa oferecido pelo Sescoop/SP. “Foi essencial para toda a parte de gestão e administração do negócio, ajudou a diminuir nossas dúvidas e a nos dar confiança no projeto proposto. Era o que precisávamos”, declara. “Somos especialistas no que fazemos, porém a parte de gestão foi algo que o POC nos ensinou, nos instruiu e nos orientou até a consolidação do nosso negócio”, completa Vieira, que já revela planos de expansão da cooperativa.
Del Grande também reforça a ideia de que nas cooperativas todos, sem exceção, são donos do negócio. “Não existe um chefe, um dono. Essa figura não existe. Nas cooperativas, a gestão é democrática, com a participação econômica de todos os sócios na formação do capital social, bem como na participação decisória”, conclui o presidente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário