Brasil,

Cobertura Para Eventos Catastróficos Pode Incluir Crises Financeiras e Terrorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Guerreiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pedro  Farme d’Amoed,  vice-presidente de contratos da JLT Resseguros. Pedro Farme d’Amoed, vice-presidente de contratos da JLT Resseguros.

Eventos não naturais também são capazes de provocar impactos desastrosos, explica o vice-presidente de contratos da JLT Resseguros, Pedro Farme d´Amoed

O mercado ressegurador vem ampliando o conceito de eventos catastróficos, antes restrito a fenômenos da natureza, como terremotos, tsunamis e furacões. Atualmente, com o desenvolvimento da economia, o setor passou a expandir a definição e a incluir, por exemplo, crises financeiras e terrorismo, eventos que podem causar danos similares aos provocados por desastres naturais. O assunto foi tema de debate no painel técnico "Proposta de cobertura para eventos catastróficos", realizado na segunda-feira, 8, no 8º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro.

Durante o painel, o vice-presidente de contratos da JLT Resseguros, Pedro Farme d’Amoed, explicou os impactos econômicos de atos terroristas: "O grande segurado está acostumado a comprar proteção, mas a pequena loja não acessa esse mercado. Hoje há um grande número de falência de pequenas empresas associada à ação de lobos solitários. Com um mês inteiro fechado para investigações e reconstrução, esses negócios não conseguem pagar suas obrigações".

Segundo Farme d'Amoed, o mercado já se organiza em pools para providenciar resseguros em caso de terrorismo, como o Pool Re no Reino Unido: "É importante para proteger a perda de renda e de vidas. Isso traz dispersão de risco e oferece acesso a cobertura em uma situação com efeitos catastróficos, especialmente em cidades que dependem de turismo e precisam projetar uma imagem de segurança".

Benefícios para o Brasil

Apesar de não sofrer com a ocorrência de desastres naturais e climáticos, o Brasil pode contar com a cobertura para eventos catastróficos em casos de crise financeira e fortes chuvas, por exemplo. "No Brasil, a crise econômica de 2016/2017 provocou a perda acumulada de quase 25% do nosso PIB, o que causou impacto na população como um todo, com perda de bens, de emprego e de renda. Isso pode ser tratado como uma catástrofe para um país", afirma o executivo. De acordo com Farme d'Amoed, a proteção pode dispersar os riscos e alavancar a indústria financeira, movimentando a economia.

A cobertura também pode ajudar na reposição de bens após fortes chuvas, por exemplo, além da própria recomposição financeira do balanço de um governo. "Em tragédias provocadas pelas chuvas, a sociedade precisa de uma resposta rápida. Para governos, a resposta é uma licitação emergencial, que abre brecha para desvios e mau uso do recurso público. O mercado, no entanto, pode entregar isso pronto para o governo, que ficaria tanto como o benefício financeiro quanto com o benefício da reposição ágil dos bens e serviços".

O painel foi dividido com o líder da Latam Public Sector Solutions da Swiss Re, Rubem Hofliger; o sócio da HFW, Chris Cardona; o CEO da Austral, Frederico Ferreira, e o chefe de Distribution & Parametric Leader para Latam da AXA XL Insurance, Stèphan Godier. A mesa foi coordenada pela diretora técnica da AXA XL, Thisiani Martins.

O 8º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, que recebe o patrocínio da JLT, está sendo realizado no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) em parceria com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), reune profissionais do setor, acadêmicos, juristas e supervisores para debates sobre as transformações do mercado.

A programação completa está disponível no site da CNseg.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar