Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aliar a inteligência humana com máquina é um dos grandes diferenciais da gestão de segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Henrique Bernuy Lopes

Os incidentes e ataques cibernéticos estão, dia a dia, mais complexos e desafiadores. Nesse contexto, é preciso que as empresas estejam preparadas para fazer a gestão correta desses potenciais eventos e, mais do que isso, que respondam a esses incidentes de forma eficaz por meio de ferramentas e plataformas adequadas e corretamente utilizadas.

Uma resposta a incidente sempre prioriza as frentes de qualidade e agilidade, mas essas frentes, em alguns momentos, podem entrar em conflito.

Quando uma resposta/atendimento é feita em um tempo menor, a qualidade pode cair. Quando a qualidade é priorizada, o tempo de solução pode aumentar.

Pensando nesse conflito, e visando uma forma de otimizar um Services Operation Center (SOC) e manter sempre qualidade + agilidade, muitas empresas estão optando por utilizar um SOAR.

O SOAR (Security Operations Automation e Response) é uma conjunção de ferramentas que vem ao encontro dessa necessidade das organizações de gerenciar todo o ciclo de vida de operações de incidentes de segurança, aliando, nesse processo, inteligência humana e o uso de tecnologia de automações com inteligência artificial.

Podemos dizer então que o SOAR, e suas diferentes funcionalidades dentro das organizações, têm como focos principais: a orquestração de diferentes tecnologias – específicas de segurança ou não – para a realização de um trabalho integrado; a automação e a centralização em uma só frente, evitando assim diversas dashboards e ferramentas.

Apesar de ainda ser pouco utilizado pelas organizações no Brasil, o SOAR vem apresentando um crescimento considerável em outros países. Relatório do Gartner divulgado recentemente estima que menos de 1% das grandes empresas usam atualmente as tecnologias SOAR.

No entanto, ainda segundo o instituto de pesquisa, até o fim de 2020, 15% das organizações com um time de segurança composto por pelo menos cinco pessoas utilizarão as ferramentas.

De acordo com o estudo, a tendência de alta está relacionada à escassez de funcionários na área, que é seguida em alguns casos da necessidade de expansão sempre com novas atividades ou clientes.

Essa tendência também está ligada ao crescimento contínuo de ameaças e ataques cibernéticos, ao aumento das regras de conformidade internas e externas, e ao crescimento constante de APIs em produtos de segurança.

O SOAR veio para promover melhorias na área de segurança ao auxiliar, entre outras frentes, na priorização das atividades de respostas a incidentes. Estamos falando de ferramentas que não se encaixam hoje no dia a dia de empresas com baixa maturidade em relação à cibersegurança, uma vez que são necessárias, pelo menos, uma equipe dedicada e uma estrutura de segurança bem implantada.

Por essas razões, hoje, o mercado potencial para o SOAR são as grandes organizações, tendo provedores de serviços de segurança gerenciados como o principal alvo. Mas, com o tempo, equipes menores que enfrentam os mesmos problemas de ameaça à segurança também devem começar a adotar suas ferramentas.

Sem contar o grande aquecimento do mercado e a procura de mão de obra especializada nessa ferramenta. Uma prova disso foi a aquisição de uma das maiores empresas do ramo por uma das gigantes e mais conhecidas da frente do SIEM.

Sobre Henrique Bernuy Lopes

Henrique trabalha na área de TI há mais de 15 anos. Atua em segurança da informação há 6 anos, dos quais quatro na Redbelt como coordenador do SOC (Security Operation Center). Tem experiência em otimizar e planejar as táticas de monitoramento do SOC, com o objetivo de melhorar a qualidade e as entregas, além de criar cursos e apresentações voltadas a segurança para o seu time e clientes. Nos últimos anos, foi o responsável por implementações de várias soluções ligadas a segurança para as tratativas e monitoramento do SOC em clientes da empresa. Suas principais experiências são gerenciamento de servidores Win/Linux, análises Forenses, Threat Intelligence e respostas a incidentes.

Sobre a Redbelt

Fundada em 2009, a Redbelt é uma consultoria especializada em segurança cibernética, cujo principal objetivo é integrar pessoas, sistemas, serviços e produtos, melhorando os esforços em torno de ameaças, vulnerabilidades e resposta a incidentes. Para mais informações sobre a empresa, acesse: www.redbelt.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar