Carolina Ignarra, da Talento incluir é vencedora do Prêmio Veja-se
Sócia fundadora da Talento Incluir, consultoria que já viabilizou empregos e desenvolvimento profissional a mais de cinco mil pessoas com deficiência em 10 anos de atuação, Carolina Ignarra é vencedora na categoria Diversidade.
A sócia fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra, é a vencedora do Prêmio Veja-se - categoria Diversidade - promovido pela revista Veja, da editora Abril, para reconhecer e valorizar histórias de cidadãos excepcionais que se destacaram em 2018, como agentes de mudanças na sociedade brasileira.
A equipe da Veja indicou os três finalistas de cada uma das seis categorias (educação, inovação, saúde, diversidade, políticas públicas e cultura) e os vencedores foram selecionados na etapa final, por meio da votação popular nas redes sociais da revista, no período de 1 a 16 de dezembro de 2018.
"Esse prêmio representa muito mais que apenas um reconhecimento pessoal. Ele valoriza e incentiva as ações, os esforços e a atitude de pessoas e empresas que buscam na diversidade a inovação e o respeito ao próximo", declara Carolina Ignarra.
Carolina Ignarra, uma brasileira que faz a diferença
A história dessa empreendedora poderia ser mais uma história de superação após o trágico acidente de moto em 2001 que a tornou paraplégica, mas é muito mais que isso. Formada em Educação Física, é pós-graduada em dinâmicas dos grupos e especialista em neuroaprendizagem, ela precisou reinventar sua carreira profissional após o acidente.
Realizou o sonho de casar, ser mãe e ainda manter sua independência, por meio da empresa que fundou com a sócia e amiga de infância, Juliana Ramalho, a Talento Incluir, uma consultoria criada para promover a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor.
Carolina também é palestrante em importantes congressos e eventos sobre o tema inclusão, como: "Encontro de Cidadania Corporativa, da Revista Gestão & RH"; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); RH Congresso; Fórum Vagas, entre outros. Além disso, também é autora dos livros: "INCLUSÃO – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência" e "Maria de Rodas – delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes".
Talento Incluir, dez anos de inclusão
De acordo com dados do IBGE, mais de 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. Apesar da importância e da obrigatoriedade da lei, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal ainda está muito abaixo do desejável. De acordo com os dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais solicitada pelo Ministério do Trabalho e Emprego) de 2017, apenas 441,3 mil estão empregados, o que corresponde a menos de 1% do total de pessoas com deficiência no país (45 milhões).
Com o objetivo de ajudar a mudar essa realidade a Talento Incluir desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção com o objetivo de apoiar a inclusão de pessoas com deficiência como profissionais e, também como consumidores em cerca de 280 empresas, como: Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport entre outras.
Com uma forma diferenciada no recrutamento e seleção de pessoas com deficiência em um conceito que vai além do cumprimento da lei, a Talento Incluir promove a inclusão real e completa, de modo que este perfil de profissional seja incluído ao time com papéis definidos e que possa fazer diferença nos resultados das empresas, assim como qualquer outro funcionário.
A consultoria viabiliza a inclusão nas empresas por meio de um programa exclusivo que inclui consultoria e treinamentos com o objetivo de levar a conscientização e a mudança social e física no ambiente corporativo, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor.
O foco do programa de treinamento da Talento Incluir, além de preparar as empresas para inclusão em todos os níveis, é manter esses profissionais motivados e com alto desempenho. O programa é cíclico, com começo, meio, mas sem ter fim, realizado em duas frentes: Empregabilidade e Consumo:
Empregabilidade - dividido em quatro etapas:
Etapa de Conscientização - para o treinamento dos profissionais de RH das empresas, envolvimento da presidência e diretoria, desenvolvimento de gestores e de comunicação, entre outros.
Etapa de Inclusão – com análise de acessibilidade física e tecnológica, para promover a acessibilidade no ambiente de trabalho, facilitando a inclusão de profissionais com deficiência, já que a falta de acesso é um dos principais impeditivos do processo de inclusão e, ainda Recrutamento e Seleção, por meio de um processo diferenciado e modular que inclui desde o recrutamento simples até o mais completo, com ambientação e acompanhamento do candidato até a sua real inclusão na equipe.
Etapa de Retenção – pesquisa de diagnóstico, workshop comportamental para reter e manter motivados os profissionais com deficiência para despertar a transformação de atitudes, desenvolver habilidades profissionais, de relacionamento e a responsabilidade individual para aumento das possibilidades de inclusão nos grupos.
Etapa de Manutenção – para formação e acompanhamento com representantes dos departamentos considerados estratégicos para o que o processo de inclusão alcance seus objetivos.
Consumo (Consumidor com deficiência) - Formar e informar é a maneira mais eficaz de desenvolver uma cultura de inclusão que entende, respeita as diferenças e gera mais negócios. Treinamentos para formação dos profissionais e desenvolvimento da cultura para entender e valorizar as diferenças específicas das pessoas com deficiência e consequentemente respeitá-las.
"A inclusão deve reunir e misturar na mesma empresa perfis de profissionais que representam a diversidade da população. O resultado dessa mistura de cultura, etnias, opiniões e necessidades diferenciadas, vai trazer às empresas benefícios que serão traduzidos em ganho de competitividade, inovações e aproximação com seus clientes. Além disso, vai tornar a empresa mais democrática e alinhada com as reais e atuais necessidades de seus clientes", declara a sócia fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra.
Sobre a Talento Incluir
A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor. Fundada há 10 anos, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais de 5.000 pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos exclusivos para inclusão corporativa em mais de 280 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, entre outras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário