Brasil,

A segurança cibernética, seus desafios e a evolução dos códigos maliciosos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Denise Giusto Bilic, especialista em segurança cibernética da ESET

Os códigos maliciosos são uma preocupação não só de executivos de empresas de todos os portes, mas de usuários de dispositivos tecnológicos em geral. E não é para menos, de acordo com dados da ESET, o Brasil é o quarto país com mais infecções por Ransomware em toda a América Latina. O relatório ainda destaca que o Ransomware é o principal ponto de atenção das organizações. Este código malicioso sequestra informações da vítima e, em seguida, pede um resgate. Receosas de serem atingidas por ameaças como estas, pequenas e grandes empresas dedicam cada vez mais orçamento e recursos para aliviar possíveis incidentes de segurança, o que mostra que a segurança cibernética ganha uma importância cada vez mais significativa.

Estas ameaças afetam quase todas as plataformas utilizadas e se diversificam constantemente. Ao longo do tempo, se tornam também mais complexas, o que muitas vezes facilita sua propagação. De acordo com dados da Safetica, 80% dos negócios passaram por incidentes de segurança no último ano.

Os vírus, no entanto, surgiram de uma forma mais simples e menos ameaçadora do que são hoje. Frederick Cohen, um estudante de engenharia da Califórnia criou um código malicioso, e seu professor, Leonard Adleman, decidiu nomeá-lo vírus de computador, em novembro de 1983.

A criação dos primeiros vírus gerou a necessidade da indústria da proteção cibernética. Embora não esteja claro qual foi o primeiro software antivírus da história, a empresa alemã GData Software recebeu o crédito pela criação da primeira solução , em 1987, voltada para a linha de computadores Atari ST. Além disso, o primeiro a neutralizar uma ameaça de computador ativa foi o pesquisador alemão e especialista em segurança, Bernd Fix, que em 1987 desenvolveu um programa para eliminar um vírus chamado Viena.

A história do malware e da indústria da segurança evoluiu. No meio desse desenvolvimento, surgiram ameaças que deixaram a sua impressão no mundo digital e marcaram época, como o worm Morris, no final dos anos 80, Michelangelo nos anos 90, Loveletter também conhecido como Iloveyou em 2000, até o presente momento com ameaças que também fizeram história, como o WannaCryptor.

O WannaCryptor, junto com outros Ransomwares, lideram o tipo de ameaça de cibercrimes que mais ocorreram em 2017, segundo a Europol. O relatório mostra que o ransomware ofuscou a maioria das outras ameaças cibernéticas, afetando de forma indiscriminada vítimas em várias indústrias nos setores público e privado. Fraudes bancárias, crimes de engenharia social e golpes para roubo de criptomoedas também são crimes apontados como bastante comuns pela pesquisa.

Apesar disso, a cibersegurança tem passado por transformações muito positivas nos últimos anos, com a criação da General Data Protection Regulation (GDPR) e da Network and Information Security (NIS), ambas medidas de proteção e legislação para cibercrimes na região europeia, e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, que regula o uso de informações por empresas e pessoas no País. Estas medidas visam uma melhoria no fluxo de dados, protegendo usuários e empresas de possíveis estravios e uso indevido desses conteúdos.

A legislação para proteção, aliada aos mais modernos mecanismos de segurança cibernética, são passos bastante importantes ao longo de uma história de 35 anos desde a criação do primeiro vírus de computador. O que nos mostra que estamos no caminho certo na proteção e segurança cibernética, e que o investimento constante nesse tema é vital para continuarmos a aproveitar da melhor maneira todos os benefícios que a tecnologia pode nos trazer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar