Empresas apostam em comemorações fora do comum para o fim de ano

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Ribeiro

As celebrações de final de ano para as empresas são momentos para relaxar, comemorar e fazer novos planos. Geralmente as confraternizações acontecem em restaurantes, hotéis, clubes, mas você já ouviu falar em uma festa de final de ano em um estádio de futebol? No caso, o Maracanã, o maior do Brasil.

Este foi o local escolhido pela farmacêutica sul-africana Aspen Pharma, que pelo quarto ano consecutivo figura na lista do Great Place to Work. A empresa decidiu inovar para seus colaboradores e fugir do lugar comum. “Teremos festa, mas todos poderão vivenciar uma completa experiência como um dos jogadores profissionais nos gramados do Maracanã” conta Patrícia Franco, diretora de RH.

Para promover o engajamento da equipe será organizada uma partida entre os colaboradores com dois tempos de jogo de vinte minutos. A partida dos Campeões Aspen Pharma terá a participação de um repórter da Super Rádio Tupi FM, que fará “flashes” ao vivo da partida. Após o jogo, os times poderão se trocar no vestiário e aproveitar a festa armada no Maracanã, na Tribuna de Honra.

Com uma forte política de desenvolvimento de colaboradores, a Aspen Pharma tem como um de seus pilares o bem-estar de sua equipe. “Queremos que o profissional chegue na empresa pela manhã e tenha prazer em desenvolver suas tarefas”, continua Patrícia Franco. “O trabalho é o lugar onde passamos a maior parte do nosso dia, não pode se tornar um ambiente pesado e tóxico para ninguém. Por isso para finalizar o ano e celebrar as conquistas de 2018 procuramos por uma comemoração diferente, que fugisse das festas tradicionais”, finaliza.

Na Aspen Pharma os colaboradores vivem em um ambiente informal e respeitoso, onde diretores fazem reuniões estratégicas com um clima descontraído, mas sem perder o compromisso com resultados. No último ano fiscal, por exemplo, a farmacêutica apresentou um crescimento de mais de 30%, totalizando US$ 110 milhões, a melhor performance entre as operações do grupo e o melhor desempenho em oito anos de atuação no Brasil.

“Na Aspen as pessoas são reconhecidas e valorizadas. Queremos que cada um tenha a liberdade de ser quem é”, complementa o CEO Alexandre França. “Somos uma companhia muito humana e mesmo tendo processos internos e metas como toda empresa, não perdemos o bom humor ao lidar com as tarefas diárias”, finaliza.

Para reforçar essa cultura, a empresa realizou em 2018 seu primeiro curso internacional exclusivo com Disney Institute para diretores e gerentes da companhia no Brasil. Durante uma semana, 25 gestores e o CEO estiveram imersos em Orlando, nos Estados Unidos, para realizar visitas técnicas empresas como Apple, Gaylord Palms e Wallgreens, além do curso Disney’s Approach to Excellence in Leadership. O CEO ressalta que esse treinamento reforça a estratégia e a política da empresa em investir em seus colaboradores para melhorar a performance da companhia e o engajamento da equipe com as metas e os resultados desejados.

Globalmente, a Aspen Pharma lançou no segundo semestre o projeto “Aspen Cultiva Talentos” que tem o objetivo de reconhecer e valorizar cada um dos colaboradores da empresa. No lançamento da ação cada funcionário recebeu uma muda de planta para regar e cultivar diariamente, simbolizando seu crescimento e desenvolvimento na organização. A segunda etapa do projeto é o lançamento de um treinamento online através da plataforma brasileira da UCAP (Universidade Corporativa Aspen Pharma) para informar e sensibilizar gerentes e funcionários para que eles possam entender e incorporar o processo fazendo com que ele aconteça de forma transparente e fácil na empresa.