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4 grandes tendências do marketing para 2019

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Pode-se afirmar que a maioria dos negócios se beneficiaria bastante com os resultados do Inbound Marketing. Essa é apenas uma das tendências para 2019.

“O Inbound Marketing é uma metodologia que beneficia a maioria das empresas por contar com estratégias sólidas de conversão do consumidor.

O marketing digital ganha cada vez mais adeptos no universo empresarial. Dentre as tendências, segundo a Content Trends 2018, 73% das empresas entrevistadas adotam a estratégia de marketing de conteúdo, sendo que apenas 21,4% o fazem com maturidade, ou seja, em um nível avançado.

Ainda há muito a ser explorado no marketing para empresas que se preocupam com o fator inovação. A seguir, as principais tendências para 2019 serão apresentadas. O uso de cada uma delas vai variar conforme o negócio em questão. No entanto, quando se fala de inbound marketing (a quarta tendência deste artigo), por exemplo, já é possível afirmar que a maioria dos negócios se beneficiaria bastante com os seus resultados.

1. Aproximação com a realidade

A propaganda margarina não cola mais. Hoje os consumidores esperam ser impactados por além do genérico, eles esperam verdade e identificação com as marcas.

Para essa aproximação com a realidade, o uso de vídeos tem se destacado de forma muito positiva, com maiores taxas de engajamento e de geração de valor simbólico para a marca. Por exemplo, segundo a WordStream, até 95% das informações em vídeo ficam na cabeça dos usuários, enquanto, por meio de texto, apenas 10% da informação é guardada.

Outro recurso a ser investido é a realidade aumentada, ou seja, uma experiência do mundo real com percepção acentuada. Pode-se ver a realidade aumentada sendo utilizada em games, no Pokémon Go, nos entretenimentos dos filtros de fotos em aplicativos móveis, na apresentação do design de produtos, além de inúmeras outras possibilidades de conteúdo interativo.

2. ChatBots

ChatBots (robôs que conversam via chat) são excelentes para otimizar o atendimento ao cliente. E, sim, são uma tendência cada vez maior, se utilizado de forma honesta.

O ponto principal é: ninguém gosta de se sentir enganado. E, por outro lado, há uma demanda crescente por vivenciar uma comunicação com empresas de forma mais rápida e simples, tal como seria com um amigo.

Por meio de inteligência artificial, o ChatBot é capaz de interagir cada vez melhor com as pessoas diante de respostas configuradas. É possível indicar para o usuário visitante, desde o início da conversa, que ele está dialogando com um robô. Dessa forma, o consumidor saberá que o recurso é utilizado apenas para acelerar o atendimento e não para enganá-lo.

Leia também: Bot para Facebook: saiba o que é e qual a relação com o inbound marketing

3. Big Data

Em uma tradução literal, Big Data significa grandes dados. Com os avanços da tecnologia, infinitos dados são gerados a cada minuto no mundo todo. A inteligência do Big Data veio para organizar esses dados de forma estratégica para determinados segmentos.

Em um exemplo prático, ao perceber um aumento de diagnóstico para determinada doença, uma primeira pergunta poderia ser: o que está causando a doença? Com a aplicação do Big Data, seria possível, então, cruzar informações sobre todos os pacientes diagnosticados, prevendo similaridades entre eles e possíveis causas para o problema.

A aplicação para cada negócio é variável conforme o contexto. Para o marketing, um dos usos comuns é no planejamento de palavras-chave com maior volume de buscas. Essa é uma forma simples de alinhar toda a estratégia de marketing para as principais dores (problemas a serem resolvidos) da persona da marca. Seja qual for o negócio, saber que existe a tecnologia já é um grande passo para tomadas de decisão estratégicas.

4. Inbound marketing

O inbound marketing ou marketing de atração tem ganhado cada vez mais força no marketing digital, pelo seu modo de interagir com os visitantes. Pela perspectiva do inbound marketing, o consumidor é quem deve se convencer de que possui um problema a ser resolvido e buscar, então, alternativas para resolvê-lo.

Para esse trabalho, a marca precisa conduzi-lo por uma jornada de compra, de modo a fornecê-lo conhecimento o suficiente sobre suas dúvidas e necessidades com conteúdo de qualidade.

Neste ponto, contar com uma estratégia de marketing de conteúdo qualificado e alinhado com a persona da marca é essencial. Para técnicas mais avançadas, o storytelling tem inovado a construção de conteúdo por meio da contação de histórias. Ainda, profissionais qualificados no marketing de conteúdo, usam do copywriting e dos gatilhos mentais como base para a disseminação de ideias que conversam com o subconsciente das pessoas.

O inbound marketing é uma metodologia que beneficia a maioria das empresas por contar com estratégias sólidas de conversão do consumidor. Não se trata de vender por vender, mas de vender para quem já identificou que necessita daquela solução. Ao invés de elaborar técnicas de persuasão, o inbound marketing trabalha com informações relevantes à persona. É possível conferir alguns exemplos de sucesso com o uso do Inbound marketing em eixo.digital/cases.


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