Brasil,

Tributarista alerta para a necessidade de fazer, o quanto antes, planejamento tributário para 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para advogado Felipe Romano, sócio da Novoa Prado Consultoria Jurídica, planejamento tributário pode fazer com que a empresa aumente sua lucratividade ao diminuir o montante de tributos a ser pago

Planejar é palavra de ordem para 2019. Após a crise política que se instalou no país – com reflexo devastador na economia – é hora de se preparar para trilhar os caminhos da recuperação. E neste sentido, as empresas não podem negligenciar algo importante: o planejamento tributário.

De acordo com o tributarista Felipe Romano, advogado e sócio da Novoa Prado Consultoria Jurídica, quando uma empresa fala em planejamento financeiro, necessariamente esbarra nas questões tributárias. “É o momento de rever o que precisa ser pago e de que forma. Pode ser até que, neste estudo, se chegue a conclusão de que é possível recorrer ao Judiciário para rever algumas obrigações tributárias – algo que não pode ser negligenciado”, diz o advogado. “Obviamente, o montante que antes iria para quitar tributos, fica à disposição da empresa para novos investimentos”.

Embora exista ainda um clima de indefinição sobre o que será da política tributária no Brasil – já que se fala muito na necessidade da Reforma ou mesmo na criação de um imposto único – é preciso fazer o planejamento tributário levando em conta o que existe de concreto hoje. Recomendações de Felipe Romano. “O novo governo assume em janeiro com um Congresso e Senado bastante renovados. Eles ainda precisarão de um tempo para se inteiras das discussões e tomar as devidas decisões. Ainda que o novo presidente faça uso de Medidas Provisórias para atender interesses imediatos, não é possível esperar definições para se planejar”.

A seguir, o advogado compartilha algumas orientações para empresários que ainda desejam fazer planejamento tributário:

- Planejamento tributário é um sistema legal para que uma empresa diminua seus encargos tributários sem correr o risco de cometer crime de sonegação fiscal, ou seja, cometer atos que violem a lei fiscal e deixe empresários e empresa expostos às sanções igualmente impostas por ela;

- Após uma avaliação feita com extremo critério, cabe aos profissionais do Direito Tributário, além de contabilistas, encontrar uma forma jurídica, lícita e aceitável pela Fazenda Pública para que se pague, então, menos impostos;

- O planejamento tributário tem como pressuposto básico a economia na quantidade de dinheiro a ser paga aos Governos sob forma de imposto. Sabe-se que esta carga tributária, para muitas empresas, é um dos custos mais árduos de se honrar, o que requer toda atenção até mesmo por questão de sobrevivência;

- Há muitos caminhos possíveis e legais para minimização da carga tributária. Cada caso é um caso, a análise é totalmente personalizada. Mas algumas das possibilidades são substituir parte do valor do pro-labore dos sócios em distribuição de lucros; rever a forma de Declaração de Renda dos sócios das empresas e até mudar datas de faturamento da empresa para estender o prazo de pagamento de determinados tributos.

- Rever o regime tributário da empresa; checar se há créditos disponíveis que podem ser obtidos por meio de ações judiciais ou processos administrativos; checar empréstimos e financiamentos contraídos com bancos e que a empresa enfrenta dificuldade de pagar; reanalisar o Contrato Social para evitar eventuais problemas com a Junta Comercial e Receita Federal; rever todas as relações trabalhistas, com terceirizados e profissionais ligados à empresa para adequá-las, se for o caso; promover uma reestruturação no modelo trabalhista praticado. Todas estas medidas são igualmente necessárias na ocasião de planejamento tributário.

Felipe Romano está à disposição para entrevistas e esclarecimentos.

Sobre o escritório Novoa Prado Consultoria Jurídica

O escritório Novoa Prado Consultoria Jurídica está no mercado há quase 30 anos prestando consultoria jurídica empresarial. Atua nas áreas de Franquia (com expertise em relacionamento de redes); Direito Empresarial, Imobiliário e Societário; Tributário e Contencioso Cível; Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.

Foi fundado por Melitha Novoa Prado, um dos nomes mais importantes do franchising no Brasil, e tem como sócios Felipe Frossard Romano e Thais Kurita. Juntos, eles coordenam uma equipe dinâmica, comprometida e capacitada para oferecer aos clientes as melhores soluções jurídicas para seus negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar