Brasil,

Autoconhecimento é a chave na construção de metas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manuella Tavares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Gabriela Sayago explica como não se frustrar nas resoluções de Ano Novo

Todo ano é a mesma coisa. Você para por alguns minutos, ou até horas, e traça as metas para o ano que chega. Contudo, passado o Carnaval, você nem lembra mais o que escreveu. Segundo a coach e especialista em psicologia positiva e inteligência emocional, Gabriela Sayago, o segredo está no autoconhecimento. A especialista alerta para a necessidade de conhecer a si mesmo antes de colocar qualquer meta no papel. “É importante entender como funcionamos para começar a perceber nossos padrões”, explica.

Sem nos conhecermos, corremos o risco de traçar metas que não são importantes, que não tenham valor ou que apenas agradam a outras pessoas. Metas baseadas nesse tripé não se sustentam no médio e longo prazo, fica difícil cumpri-las e esse não cumprimento gera frustração - um círculo negativo que só é interrompido quando utilizamos técnicas para entender o que de fato precisamos perseguir. “Metas não cumpridas impactam na autoconfiança e na autoestima”, afirma.

Por onde começar? Olhando as metas não cumpridas deste ano e identificando padrões, avalia Gabriela. “É importante perceber o que funcionou e o que não funcionou com as metas deste ano para traçar metas melhores em 2019”, afirma. “Essa meta não cumprida tem algo a ver com o que você faz, com o que deseja de verdade?”, questiona. Se a resposta for não, é hora de repensar.

Ao identificar padrões de comportamento, você tem o poder de mudar, avalia a especialista. “Não olhar para isso, só aumenta a ansiedade, gera tristeza, angústia e inércia. E é daí que vem aquela sensação de ver a vida passar sem ter feito nada com ela”, explica Gabriela. “Essa sensação só atrapalha a rotina, a carreira e as relações pessoais”, completa.

Como traçar as metas “certas”?

Para saber o que é certo para você, e construir metas mais reais e atingíveis em 2019, Gabriela Sayago sugere um exercício de autoconhecimento:

1. Se observe: onde você está?

Só é possível traçar uma meta real sabendo onde se está - e isso em todos os campos da vida ou ao menos naqueles que são mais importantes para você. Nessa análise, entenda o que te faz mal - estes podem ser os pontos que te impedem de desenhar objetivos reais. “Perceber o que te incomoda, para onde vai a sua mente e o que puxa a sua atenção é importante - é aí que está o que é certo para você. O que você fala para você mesmo?”, sugere a especialista.

2. Momento de conscientização

Entender os pontos de dor e não fazer nada com eles não adianta. Eles representam obstáculos na construção e na realização das suas metas. É preciso entender estes pontos e os medos por trás deles. É o momento de conscientização.

3. Trabalhe seus medos

Ao reconhecer seus medos, faça alguma coisa. “É a partir desse autoconhecimento que começamos a desenvolver autoconfiança. É aqui que começamos a questionar sobre as soluções: o que posso fazer para eliminar ou amenizar esses medos? São questionamentos profundos, mas que valem o tempo. Só a partir dessa análise que conseguimos passar para ações concretas”, avalia.

4. Racionalize e construa a meta

Você já sabe em quais pontos falhou para a concretização das metas de 2018, já entende para onde quer ir, conhece melhor os medos que tem e encontrou alguns caminhos para superá-los. Agora sim, a especialista afirma que você está pronto para desenhar suas metas para 2019. Ela reforça, ainda, que essas metas precisam ser atingíveis, ter prazo e valor - elas têm de estar ligadas ao ponto de destino identificado por cada um.

5. Construa os baby steps

Para evitar frustrações, as metas precisam ser desenhadas com seus respectivos passos. Não basta apenas dizer que quer emagrecer 15 quilos em 2019. Se isso é de fato importante para você, já desenhe os baby steps e como os colocará na rotina. “Pense e construa metas atingíveis, observe sua rotina e faça pequenas mudanças que são possíveis de serem feitas”, afirma Gabriela. “O principal erro das pessoas ao desenharem as metas é tentar dar um passo maior do que podem, querer mudar tudo de uma vez só. É onde acontecem as falhas”, explica.

Sobre Gabriela Sayago

Gabriela Sayago é psicóloga, pedagoga, coach, pós-graduada em Neuropedagogia pelo Instituto Saber, especialista em Psicologia Positiva e em Inteligência Emocional. A especialista Iniciou a vida Acadêmica em Administração de Empresas, mas migrou para Psicologia quando percebeu que queria criar ferramentas para que as pessoas passassem por um processo de transformação positiva e se “libertassem” das armadilhas da própria mente que as impedia de crescer pessoalmente e profissionalmente.

Como coach e psicóloga, Gabriela faz atendimentos particulares e, no seu perfil do Instagram @gabisayago, ela ensina a desenvolver a autoestima, por meio do desenvolvimento do autoconhecimento. Ela mostra que ao conhecer as próprias inseguranças, fragilidades e medos, as pessoas conseguem promover uma mudança positiva no mindset e comportamento. Ela trabalha técnicas que ajudam as pessoas a entenderem e mudarem seus pontos fracos e reforçarem seus pontos fortes para que sejam capazes de realizar o que estão dispostos a fazer, não importa quem elas são, o que elas fazem ou como elas são.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar