Brasil, 17 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Restrito, mercado de seguro de transportes ainda busca expansão

Restrito, mercado de seguro de transportes ainda busca expansão Créditos da Imagem: freeimages.com

Com um movimento anual de cerca de R$ 3 milhões por ano, o mercado de seguros de transporte é um dos mais concentrados do País. As cinco maiores empresas do ramo acumulam 45% do total da receita. Apenas 30 possuem um faturamento maior que R$ 1 milhão por ano. Os dados foram trazidos na Carta de Conjuntura do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores no Estado de São Paulo) de março. De acordo com o documento, que faz uma avaliação do mercado de corretagem no cenário econômico, o serviço está diretamente ligado ao crescimento da economia, e consiste na proteção e no suporte à circulação de produtos e bens, tanto nacionalmente como internacionalmente.

Na avaliação da Comissão de Transporte e Cascos Marítimos do Sindicato, o principal desafio é tornar o mercado acessível a uma quantidade maior de corretores de seguros, pois hoje eles encontram uma barreira comercial proporcionada pela verticalização do setor por quem opera a carteira. “A falta de condições comerciais impede que pequenos ou novos corretores consigam oferecer condições competitivas, visando a captação de clientes desse segmento e seu desenvolvimento. Contudo, a área é extremamente promissora”, comenta o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.

Para o coordenador da Comissão, Ricardo Labatut, as seguradoras devem objetivar os riscos, e não precificar o seguro em função do tamanho ou volume de produção do corretor. “Os critérios de gerenciamento de riscos e de tarifação não podem ser avaliados com base nestes parâmetros. Essa ação, se colocada em prática, permitirá uma melhor distribuição do mercado, alcançando um maior número de corretores motivados a ingressar no segmento”, diz o especialista.

Ainda na avaliação da Comissão, a mudança em algumas normas e regras de resseguros fomentariam o enriquecimento do mercado.

Recuperação

O Sincor-SP divulgou os números mais recentes do mercado de seguros. Até março, a receita de seguros de ramos elementares (sem DPVAT) cresceu 7%, enquanto o seguro de pessoas, 13%. Já a receita do mercado de capitalização avançou 7%, após dois anos de queda consecutiva. Em todos os casos, os valores superam as taxas de inflação previstas para 2018, que se situam abaixo de 3% ao ano.

O lucro acumulado das seguradoras também dá sinais de crescimento, revertendo a queda registrada nos últimos dois anos. O Sindicato ressalta, porém, que o resultado ainda contempla apenas um trimestre.

Na percepção do presidente, que assume um novo mandato à frente do Sincor-SP, existe uma visão otimista do mercado para investimentos no setor de seguros. “No Sincor-SP, a palavra de ordem da nova gestão é eficiência, para garantir que o corretor de seguros possa desenvolver seu negócio neste cenário cada vez mais propício”, diz Camillo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS