Cuidados com as doenças autoimunes no verão
Lúpus e Dermatomiosite são algumas das doenças que necessitam de cuidados especiais e dermatologista do HC orienta quais os cuidados para aproveitar as férias e a exposição ao sol
Com a chegada do verão, a exposição durante muitas horas ao sol na praia, na piscina e passeios ao ar livre, não é uma condição simples e corriqueira para pessoas portadoras de doenças autoimunes.
No Brasil a chegada oficial do verão dia 21 dezembro e, que se estende até 20 de março de 2026, é sinônimo de praia e piscina. Mas, paras pessoas portadoras de doenças autoimunes como Lúpus e Dermatomiosite, aproveitar a temporada de verão nem sempre é um ato simples. Especialistas alertam que a exposição solar pode agravar essas doenças e, portanto, é muito importante redobrar os cuidados.
Segundo Ricardo Carvalho, dermatologista da clínica EV Citi e do Hospital das Clínicas da FMUSP, pessoas com essas condições precisam de roupas com fotoproteção ultravioleta e protetor solar diariamente, reaplicando a cada 2-3 horas, e aconselha que nunca é recomendado a exposição solar sem protetor para qualquer pessoa.
“Ir à praia e a piscina pode ser um risco, mas se a pessoa ficar debaixo da barraca, com roupas de proteção ultravioleta e reaplicando o protetor a cada 2 horas, ela pode frequentar estes lugares, com tranquilidade, mas sempre atenta”, orienta o dermatologista. E salienta que, “sempre é importante fazer o seguimento das doenças autoimunes com seu médico e obter recomendações mais individualizadas para cada pessoa”.
Esses cuidados preventivos devem ser tomados mais severamente nesta época do ano, para que os momentos de férias se tornem agradáveis e sem intercorrências. Os raios solares desencadeiam novas lesões na pele e novas crises da atividade do Lúpus e na Dermatomiosite (por ser uma doença rara), pois a luz UV piora as erupções cutâneas.
Dr. Ricardo Carvalho - Faz parte da equipe de dermatologia da clínica EV Citi do Grupo CITA e Médico Dermatologista do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Sobre a Clínica EV Citi
A EVCITI Terapia Assistida pertence ao Grupo Cita (Centros Integrados de Terapias Assistidas), uma holding referência em todo Brasil para tratamentos de doenças raras e autoimunes composta por cinco clínicas, IBIS, Novaclin e Cliagen, em Salvador e EVCITI e Quiron, em São Paulo elencadas no core business: neuroimunologia, reumatologia, dermatologia e gastroenterologia.
O Grupo dispõe de médicos especializados em alta complexidade e cuidado com o paciente, trabalhando dentro das normas rígidas de segurança e qualidade, buscando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria dos seus serviços.
A EV Citi possui o selo de acreditação de excelência Nível 3 ONA pela Organização Nacional de Acreditação, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O nível 3 comprova que a clínica atingiu a excelência, adotando indicadores para a avaliação de resultados.
A Clínica EV Citi possui o selo DNA USP, reforçando a sua excelência e inovação.
Clínica EVCiti – Grupo CITA
Av. 09 de Julho, 3755 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>