Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sistema de saúde municipal tem melhorias após pesquisa e análise da experiência dos usuários

A catarinense IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de softwares em nuvem para a administração pública municipal, decidiu ouvir os clientes para fazer melhorias na ferramenta. Pesquisa on line teve a participação de de 1730 usuários que utilizam o sistema de saúde e gerou informações que estão sendo catalogadas pela equipe de desenvolvimento.

“A análise dos dados nos permitiu colher sugestões de melhoria que vão impactar diretamente o dia a dia dos enfermeiros, médicos, administradores, técnicos e principalmente visam aumentar ainda mais a qualidade do atendimento aos cidadãos ”, diz o coordenador de desenvolvimento do IPM Saúde, Cássio Andersen. Segundo ele, o conhecimento de situações simples encontradas no dia a dia ajuda os desenvolvedores a implementar melhorias que antes poderiam demorar mais para serem feitas sem a comunicação direta dos usuários do software.

A pesquisa avaliou os principais módulos como prontuário eletrônico, agendamento de exames e consultas, vacinas, distribuição de medicamentos e toda a gestão da saúde no município. O sistema opera em nuvem desde 2008 e atende quase 100 municípios no Sul do país, a tecnologia elimina o papel e digitaliza os principais serviços da gestão pública.

Entre as mudanças sugeridas já implementadas estão aquelas que melhoram a experiência do usuário na utilização do software como padronização de cores e botões para simplificar a identificação de diferentes fases de uma tarefa; a importação de notas fiscais de medicamentos, o que diminuiu e até elimina a necessidade de digitação de dados pela equipe administrativa, a inclusão de novos campos e filtros de pesquisa para rotinas do sistema e desenvolvimento de novos e modernos componentes. “Em geral, os ajustes sugeridos pelos usuários são processos que aumentam a agilidade do trabalho dos servidores da saúde e trazem mais confiança no uso do software”.

Andersen explica que a tecnologia em nuvem simplifica e agiliza a implementação das mudanças. “Os sistemas que não operam em nuvem exigem que a atualização seja feita localmente, em cada cliente. Nos sistemas mais modernos, com a tecnologia cloud, as atualizações são imediatas para todos os usuários”. A implementação das mudanças definidas após a pesquisa são desenvolvidas em Rio do Sul, onde funciona a fábrica de software da empresa, e instantaneamente ficam disponíveis para todos os clientes da empresa.

A pesquisa, que também buscou medir a satisfação dos usuários do sistema, mostra que os profissionais valorizam a eficiência. Um dos destaques, por exemplo, foi a análise feita pelos agentes comunitários de saúde. “Além de ser possível utilizar o software de maneira offline, o que é necessário em visitas a regiões das cidades onde não há boa cobertura de internet, a ferramenta digitaliza processos que antes exigiam a digitação de dados em diferentes formulários, atividade que consumia tempo que agora pode ser mais bem utilizado no atendimento à população”.

A pesquisa incluiu ainda espaço para os profissionais listarem eventuais dúvidas sobre o uso do sistema. Os questionamentos mais comuns foram reunidos em um documento que está disponível para todos os usuários da ferramenta como forma de esclarecimento de dúvidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo