Brasil,

SAÚDE PREVENTIVA - Para combater reinfecção por covid-19 é fundamental manter os exames de rotina em dia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Encontrar alguém que realmente goste de ir ao médico não é tarefa simples, mas deveria ser. Em meio a uma pandemia que assola o mundo, ter o hábito de realizar exames de rotina, colabora para combater reinfecção por Covid-19, por exemplo, além de detectar doenças previamente, em especial aquelas que são silenciosas no início, ou seja aquelas que não dão sinais através dos sintomas.

Bárbara Pereira, Imuno hematologista pela UFRJ e biomédica responsável pelo setor de análises clínicas do Lach, laboratório e clínica, no Jardim Botânico, ressalta que a manutenção da saúde requer, além de bons hábitos alimentares e atividades físicas, conhecer o corpo e entender suas necessidades. “Diversos estudos apontam que ter boa saúde ajuda no combate ao vírus. O hábito de realizar exames periódicos promove a medicina preventiva. São inúmeras vantagens para uma vida saudável, enfatizando a longevidade. É bem mais barato prevenir, o paciente não sofre pela doença. Precisamos virar a chavinha de ter que primeiro ficar doente para depois pedir ajuda”, explica a biomédica.

Abaixo a especialista destaca cinco exames de rotina e importância de cada um deles. Os testes buscam detectar alterações no funcionamento do organismo antes mesmo que qualquer problema ou doença possa se manifestar. São eles:

GENOMA (DNA na palma da mão)

Realizado através de uma coleta de saliva o teste sequencia 100% do seu DNA e elabora um laudo de 500 páginas, gerando um pen drive com cerca de 2 giga de informação genética do paciente. É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

INTOLERÂNCIA

O exame avalia mais de mil tipos de substâncias, não só nos alimentos, mas também em conservantes, elementos do ambiente como poeira, fungos, grama, etc. É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

VITAMINAS E MINERAIS NO CABELO

O teste avalia a concentração de minerais presentes no organismo e, assim, ajuda o médico na elaboração de um plano de tratamento, por exemplo, para que a pessoa se sinta melhor e tenha mais qualidade de vida. É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

MICROBIOMA INTESTINAL

Teste genético que consegue extrair, sequenciar e mapear o DNA das células bacterianas que habitam o intestino. O objetivo do exame é identificar seu desequilíbrio (disbiose) e trazer melhorias clínicas nos tratamentos com antibióticos e quimioterápicos, além de embasar intervenções com prebióticos e probióticos. Com o laudo do exame em mãos é possível traçar um tratamento para equilibrar as bactérias, ajudando muito nas dietas e no funcionamento do intestino e as vezes até no problema de mal hálito (halitose). É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

ANCESTRALIDADE

Um exame simples realizado pela saliva e de rápida interpretação. O DNA é extraído dessa amostra, por meio de uma série de processos – que incluem a exposição dela a produtos químicos e até mesmo girá-la a mais de 10.000 rotações por minuto (RPM). Além da ancestralidade global e a linhagem específica de uma pessoa, os testes de ancestralidade conseguem mapear genes e indicar predisposições genéticas a doenças, como diabetes, Parkinson e Alzheimer; verificar quais medicamentos funcionam melhor para alguém e até mesmo indicar sua tolerância à lactose, cafeína e glúten. A busca de parentes também é possível através do teste de ancestralidade, no entanto, se restringe ao banco de dados do laboratório em que é realizada a análise. No caso do teste de ancestralidade, basta realizar apenas uma vez.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar