SEGS Portal Nacional

Saúde

BNDES e MCTI assinam acordo para apoiar desenvolvimento de vacina contra Covid-19

  • Sexta, 15 Outubro 2021 09:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  BNDES Imprensa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, assinaram em Brasília (DF), nesta quinta-feira (14) acordo de cooperação técnica (ACT) para apoio ao desenvolvimento de vacinas brasileiras contra a Covid-19. Com a parceria com o MCTI, o BNDES deverá apoiar a realização de ensaios clínicos de até duas iniciativas, com crédito não reembolsável.

Atualmente, quatro projetos já foram pré-selecionados em chamada pública lançada em julho deste ano pelo MCTI. São eles: os projetos desenvolvidos por UFMG, Senai/Cimatec (Bahia), UFRJ e USP Ribeirão Preto, que já contam com protocolo submetido à Anvisa para realização de ensaios clínicos em humanos.

A primeira etapa da parceria, feita pelo MCTI, será apoiar os estudos de segurança e eficácia preliminares em grupos restritos de voluntários. Nessas fases, por conta do alto risco tecnológico, a participação do setor público é fundamental para a continuidade das pesquisas. Em um segundo momento, o BNDES poderá se envolver na estruturação de formas de apoio aos ensaios clínicos das vacinas que obtiverem sucesso nas etapas anteriores – a fase 3 do projeto. Nesse estágio, o risco tecnológico é menor, mas a exigência de recursos é significativamente maior, o que pode demandar diferentes tipos de estruturação financeira e o incentivo à participação privada.

“Após colocarmos de pé ações emergenciais, focadas nos impactos de curto prazo da pandemia, buscamos agora ações estruturantes de longo prazo baseadas nos aprendizados desse período. Desenvolver a vacina no Brasil fortalecerá nossa capacidade de enfrentar a atual e futuras emergências em saúde pública”, explicou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

O desenvolvimento de vacinas nacionais é especialmente importante por conta do surgimento de variantes do vírus SARS-COV19, o que indica a necessidade de imunização periódica da população, com a adaptação dos imunizantes existentes. Vacinas nacionais também protegem o orçamento público de oscilações cambiais nas compras de produtos estrangeiros.

“Desenvolver a vacina no Brasil fortalece nossas capacidades tecnológica e industrial de enfrentar a atual e as futuras emergências em saúde pública. A autonomia vacinal é uma conquista importante para o Brasil no combate à COVID-19, reforçando um dos mais importantes programas imunológicos do mundo. E que pode significar, no futuro, uma plataforma de exportação aos demais países”, completou Bruno Aranha, Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental.

A assinatura do acordo de cooperação técnica com o MCTI é mais uma das frentes do BNDES no campo da saúde. O Banco apoia, entre outros projetos na área, o desenvolvimento da vacina da dengue pelo Instituto Butantan e o Centro Henrique Penna, local de produção do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) da vacina contra a Covid-19 da Fiocruz/Astrazeneca.

“Nossa parceria com o BNDES, de longa data, contribui não apenas com recursos para o desenvolvimento da vacina, mas possibilita também a mobilização de recursos privados caso as vacinas tenham sucesso nas fases 1 e 2”, celebrou o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales.

O BNDES e a pandemia – O BNDES realizou um amplo conjunto de ações emergenciais desde o início da Covid-19, em abril de 2020. No campo da saúde, a atuação envolveu o apoio à montagem e operação de leitos para tratar a Covid-19; ao desenvolvimento e à produção de equipamentos e materiais médicos críticos; e a doação de equipamentos de proteção (EPIs) e de outros insumos para hospitais que atendem ao SUS. Apenas de forma direta, foi mobilizado mais de R$ 1 bilhão em ações de saúde.

Sobre o BNDES – Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version