Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A conexão entre trombose e a Covid-19: quais são os riscos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Battaglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Trombose e a Covid-19 - Divulgação  Trombose e a Covid-19 - Divulgação

O Consulta Aqui decidiu reunir alguns especialistas do seu quadro de médicos para dirimir dúvidas e falar sobre o tema. São eles: Dra. Dania Abdel Rahman, Infectologista, Dra. Amanda Abe, Cirurgiã Vascular/ Endovascular e Dr. Paulo Salles, Pneumologista

Trombose é a formação de coágulo dentro de um vaso, levando ao "entupimento" deste. Existem alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de se formar esse coágulo, como, por exemplo, viagens longas, internações hospitalares, pós-operatórios de cirurgias e agora, recentemente, a COVID-19, porque a doença promove anormalidades na coagulação.

Devido a estudos publicados ao redor do mundo sobre o novo coronavírus que confirmaram o aumento de alguns eventos adversos, entre os quais a trombose, também observada após a aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19, levantou-se a preocupação quanto aos cuidados e à imunização na população em geral.

“É importante lembrar que não houve nenhum evento tromboembólico relacionado às demais vacinas disponíveis no Brasil e, ainda, que o risco do desenvolvimento de tromboses em pacientes infectados com o novo coronavírus é muito superior que as chances de incidência da doença pela vacinação”, explica a Dra Dania Abdel Rahman, Infectologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS).

“Isso porque a trombose é um evento muito relacionado à COVID-19. Devido ao processo inflamatório sistêmico causado pelo vírus, que predispõe à formação de trombos, observa-se nos pacientes portadores de Covid-19 uma prevalência muito maior de trombose do que na população geral”, completa Dra. Dania.

Apesar de não existir relação específica do surgimento de fenômenos tromboembólicos com determinadas comorbidades, grupos como gestantes e puérperas estão mais propensas a desenvolver trombose, caso tenham COVID-19, pois, a gestação e o puerpério são condições que, por si só, favorecem a doença.

A Cirurgiã Vascular e Endovascular do Consulta aqui (Grupo HAS), Dra. Amanda Abe, explica que já havia a percepção do aumento do número de casos de trombose venosa profunda (TVP) em pacientes com diagnóstico de COVID-19 e, recentemente, um estudo publicado confirmou esse aumento em torno de 14,8%.

“Pessoas com doenças genéticas que levam ao aumento do risco de trombose uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal que contenham estrógeno, tabagismo, gravidez, mobilidade reduzida (internações hospitalares, pós-operatório de cirurgias, viagens longas, uso de gesso), idade avançada, câncer, história de TVP prévia, entre outros são fatores que contribuem para essa maior incidência”, comenta a médica.

“Trombose é uma condição em que se formam coágulos nas veias profundas do corpo, geralmente nas panturrilhas ou nos quadris. Os coágulos podem se espalhar e atingir os pulmões, o que pode ocorrer de modo silencioso e, muitas vezes se observa dor no peito, falta de ar repentina, batedeira no coração e até tosse com sangue. É a Embolia”, explica Dr. Paulo Salles, Pneumologista do Consulta Aqui.

Médicos e pesquisadores acreditam que o coronavírus desencadeia um enorme descontrole nas células de defesa que reagem como loucas, agredindo o que tiver pela frente, inclusive os vasos sanguíneos. Uma vez que o vaso foi inflamado pelas próprias células de defesa, o organismo precisa resolver o problema e deflagra a coagulação. Os vasos se enchem de elementos de reparação e de cicatrização como as plaquetas que, nesse estado anormal de coagulação, começam a entupir os vasinhos dos pulmões. “A pessoa sente a falta de ar, as dores no peito, acelera o coração, porque o tecido normal do pulmão ficou impedido de fazer as trocas gasosas que são vitais para podermos respirar. Cerca de um terço das pessoas internadas nas UTI’s do Brasil desenvolvem esses problemas”, relata Dr Salles.

A presença de manchas nos pulmões chamadas de "vidro fosco" podem ser vistas na tomografia computadorizada de tórax, e denunciam a presença do coronavírus nos pulmões. Tomografias com o uso de contraste podem indicar se há ou não entupimento de vasos importantes da circulação pulmonar.

“O tratamento é realizado com anticoagulantes, oxigênio, antibióticos e corticoides, entre outros. Fisioterapia respiratória, aparelhos especiais para ajudar na respiração como ventiladores mecânicos e ventilação não invasiva são empregados com frequência. Portanto, ao menor sintoma, é muito importante consultar seu médico e fazer o devido acompanhamento”, finaliza o Dr. do Grupo HAS.

Consulta Aqui (Grupo HAS):

Centro médico oferece exames e consultas a preços acessíveis.

Em um único lugar, o Consulta Aqui oferece mais de 20 especialidades médicas e diversos exames com agilidade e corpo clínico altamente especializado.

Com o slogan “Sua saúde no lugar certo”, o Consulta Aqui, do Grupo HAS, localizado na Lapa, zona oeste da capital paulista, vem conquistando a cada dia mais clientes que encontram ali uma forma de realizar suas consultas e exames a preços competitivos em relação aos cobrados em clínicas e laboratórios da região.

Entre as especialidades médicas, o centro conta com Cardiologia, Bucomaxilo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Urologia e Cirurgia Vascular.

Contando com um corpo clínico especializado, o Consulta Aqui oferece ainda sessões de fisioterapia - motora, respiratória, neurológica, ortopédica, reumatológica e urológica – além de Reeducação Postural Global (RPG) e drenagem linfática pré e pós-operatória.

Disponibiliza também exames laboratoriais, passando por check-ups (clínico, cardiológico, ginecológico, urológico e pré-operatório), escleroterapia, lavagem de ouvido, até procedimentos estéticos não invasivos, realizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Entre os muitos benefícios concedidos aos seus clientes, o Consulta Aqui lançou seu cartão fidelidade. Com ele, além de desconto de 10% a partir da quinta consulta, ao atingir dez carimbos o cliente ganha uma consulta com o especialista de sua preferência.

Serviço:

Endereço:

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP

Central de atendimento: (11) 3838 4669

Site: http://www.consultaaqui.com.br/

Planos de saúde credenciados:

ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar