Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Nacional da Imunização: especialista alerta população para manter calendário vacinal atualizado

Infectologista do curso de Medicina da Unicid, Dr. Renato Grinbaum, reforça a importância da imunização de doenças que podem agravar a Covid-19

Hoje, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização, data que foi estabelecida para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Esta é uma maneira eficaz de combater doenças como o coronavírus, caxumba, sarampo, gripe, entre outras, evitando também a mortalidade.

No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, instituído por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Este serve como uma norma de vacinação para crianças e adultos, segui-lo significa proteção e cuidado para si mesmo e ao próximo.

O infectologista Dr. Renato Grinbaum e docente do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, reforça que a data serve para relembrarmos sobre a importância de mantermos o calendário vacinal atualizado para evitar contaminações como um todo, ou por precaução para que algumas doenças não se agravem e ocorram concomitantemente com a Covid-19, como a pneumonia bacteriana ou a influenza, e que já possuem vacinação geral disponível à população.

“A imunização é uma das ferramentas da ciência que mais contribuíram para diminuir a mortalidade, aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Doenças como a varíola foram erradicadas e outras como a poliomielite quase desapareceram do cenário mundial. Vacinas são saúde, comprovadamente seguras e eficazes”, afirma o docente.

O médico da Unicid também aponta que para evitar a queda dos números de vacinações deve ser feito o estímulo por parte das autoridades, e também desmistificação das campanhas feitas contra a imunização.

Como funcionam as vacinas?

As vacinas são utilizadas para induzir a imunização contra vírus e bactérias, já que elas estimulam a produção de defesas contra agentes nocivos. O organismo produz anticorpos necessários e cria células de memória produtoras que permanecem vivas evitando contaminações.

“Dessa forma, se o vacinado for exposto novamente ao vírus ou bactéria causadores da doença, a resposta do anticorpo será muito mais rápida, protegendo a pessoa. Em outros casos, a imunização diminui os sintomas, como as vacinas desenvolvidas contra o coronavírus”, explica o Dr. Renato Grinbaum.

Por fim, o especialista finaliza ressaltando, que diante da maior importância dada às vacinas no cenário de pandemia do coronavírus, vale relembrarmos a relevância de seguirmos o calendário vacinal como um todo para prevenção de doenças.

Dr. Renato Grinbaum - Renato atua como médico infectologista. Doutorado em Clínica Médica. Atualmente é Professor da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente em: residência, infectologia, infecção hospitalar e antimicrobianos.

UNICID - unicid.edu.br

Campus Pinheiros - Tel: (11) 3030-4000, Rua Butantã, 285, São Paulo, CEP: 05424-140

Campus Tatuapé – Tel: (11) 2178-1200, Rua Cesário Galeno, 448/475, São Paulo, CEP: 03071-000

Telefone: 3003-1189 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 721 5844 para demais localidades

Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo