Brasil,

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, iniciativa pretende acelerar o debate sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Colabore com o Futuro e ONGs produzem texto direcionador para discussão do tema por parlamentares

O câncer de mama é o tumor maligno que mais acomete as brasileiras e a principal causa de morte por câncer nas mulheres no país. Para o ano de 2021, foram estimados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) 66.280 casos novos da doença. O Brasil apresenta altas taxas de câncer de mama avançado, estimadas em aproximadamente 40%, decorrentes das falhas existentes no processo de detecção precoce da doença, como ausência de programas efetivos de rastreamento organizado e ações efetivas de prevenção primária e secundária. Este fato confere menor chance de cura e gastos muito maiores para o sistema.

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc), o câncer de mama ultrapassou o tumor de pulmão pela primeira vez em 2020, sendo a neoplasia maligna de maior incidência em 159 dos 185 países monitorados, inclusive no Brasil.

A previsão é de uma piora destes números, já que a pandemia de COVID-19 tem potencial de agravar de forma importante esse cenário. Dados disponíveis demonstram que houve redução de 63,6% na realização de mamografias até junho de 2020, atingindo, no auge da primeira onda da doença, redução de 82% em maio e 75% em junho de 2020. Além disso, nesse período, houve redução de 49,1% no início do tratamento de novos pacientes com câncer de mama no SUS.

Para reverter este quadro, neste Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio), a Colabore com o Futuro e entidades parceiras lançam um documento para chamar à ação todos os envolvidos com saúde pública e assistência oncológica. O objetivo é estimular a criação e implantação de estratégias efetivas para enfrentar as consequências da pandemia no atual cenário do câncer de mama, com a participação do Ministério da Saúde, Estados, Municípios e sociedade civil.

“A iniciativa foi lançada pois acreditamos que a sociedade civil organizada desempenha um papel essencial para educar, impactar e inspirar os formuladores de políticas para mudar o cenário do câncer de mama no Brasil”, afirma a advogada e cofundadora da Colabore com o Futuro, Andrea Bento. “Pretendemos estimular a atuação de Parlamentares na Causa, com a realização de Audiências Públicas ao longo do ano, e não apenas durante o Outubro Rosa”, completa.

O documento também projeta minimizar ao máximo o impacto da COVID-19 no câncer de mama, com a promoção de ações efetivas que não só permitam não piorar os indicadores de saúde no pós-pandemia, mas que consigam melhorar toda a linha de cuidado e jornada da paciente no SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, a neoplasia de mama foi responsável pela maior taxa de mortalidade por câncer em mulheres entre o período de 2000 a 2018. São 48 óbitos de mulheres por dia, sendo que 45% destas entre mulheres de 30 a 69 anos. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ainda ocupa o primeiro lugar.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram a alta da taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho, que deve crescer mais do que a masculina até 2030. Assim, o tratamento do câncer de mama e os aspectos diretamente relacionados em mulheres ativas economicamente podem trazer implicações negativas na carreira e renda familiar. Para além disso, também podem guardar relação com aspectos da sexualidade, maternidade e autoimagem.

As terapias disponíveis para essas pacientes têm avançado nos últimos anos, mas ainda há efeitos colaterais que podem comprometer a qualidade de vida. Por isso, o acesso aos melhores tratamentos precisa estar garantido, para tentar minimizar o impacto da doença e as dificuldades de rastreamento, diagnóstico e tratamento impostos pela pandemia.

“Precisamos garantir a gestão da informação na educação populacional, para encorajar os pacientes a continuarem procurando os serviços de saúde e não abandonem seus tratamentos durante a pandemia”, destaca Andrea. “É fundamental estabelecer uma clara priorização dos casos, definidos por meio de protocolos de estratificação de risco da doença atuais e bem definidos e garantir essa priorização na Regulação da Assistência Oncológica dos estados”, acrescenta a advogada Andrea Bento.

O documento defende, ainda, o acesso às melhores terapias para todas as pacientes, pois, existe uma desigualdade no tratamento do câncer de mama, não apenas entre os sistemas públicos e privados. Dentro do próprio SUS, pacientes com tipos de câncer de diferentes (perfis de pacientes diferentes) enfrentam desigualdade em seus tratamentos.

Para grande parte da população com a doença, existe uma nova classe terapêutica que prolonga a vida com mais qualidade, transformando o futuro do tratamento do câncer de mama no Brasil e a vida de milhares de mulheres.

O documento direcionador pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3wC1fZR


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar