Brasil,

A Covid-19 pode fazer o cabelo cair?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letra Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

1 a cada 4 pessoas que foram infectadas pelo vírus, sofrem com alterações na pele ou no cabelo.

Sim, quem já foi infectado pelo Novo Coronavírus possui maior chance de sofrer com a queda de cabelo. Este é apenas um dos inúmeros sintomas do pós-Covid. Estima-se que mais de 20% das pessoas que foram contaminadas pelo vírus, estão propícias a sofrerem com a queda do cabelo após o período de infecção.

A médica, Dra. Marcela Loschi, diz que “a pele, nosso maior órgão, infelizmente não ficou de fora da lista dos afetados pela doença. Desde o início da pandemia da Covid-19, muitos pacientes notaram que os fios de cabelo começaram a cair após contrair o vírus. Esse fato foi comprovado por estudos realizados por pesquisadores de universidades dos EUA, México e Suécia”.

“Cerca de 25% dos pacientes desenvolvem queda capilar com a infecção do coronavírus. É sabido que doenças de origem emocional, autoimunes e infecciosas podem causar quadros de perda capilar, como o eflúvio telógeno e a alopecia areata. E com a Covid-19 não é diferente, a ação do vírus no sistema imunológico pode desencadear tais sintomas”, completa.

Ademais, ela ainda ressalta que “os estudos observaram que a queda capilar mais intensa ocorre entre 2 e 3 meses após a infecção e que pode durar até 6 meses da instalação do quadro inicial. Porém, ainda são necessários novos estudos para esclarecer melhor como o coronavírus afeta o ciclo capilar.”

Como o vírus pode afetar a saúde do nosso cabelo?

Segundo Marcela, as razões da queda capilar relacionadas à Covid-19 ainda não estão claras. “Uma das hipóteses é de que doenças febris possam afetar o ciclo capilar, mantendo os folículos pilosos em estado de repouso, por dois ou três meses, e após este período os fios caem. É por isso que as pessoas observam a queda dos cabelos tempos após o período infeccioso. Entretanto, na grande maioria dos casos, o cabelo se recupera depois de alguns meses".

Outro fator que também deve ser levado em consideração, é o estado emocional. Acredita-se que alterações emocionais, em decorrência do isolamento social, ou mesmo a perda precoce e repentina de entes queridos pela Covid-19, estejam relacionadas à uma queda de imunidade dos indivíduos, resultando em uma queda capilar intensa.

Sobre o tratamento da queda de cabelo e das demais alterações na pele causadas pela Covid, Marcela deixa o alerta: “para tratar as lesões na pele e o eflúvio telógeno, pode ser necessário o uso de alguns medicamentos. Geralmente, as lesões de pele duram até 14 dias, já a queda capilar, de 6 meses a 1 ano. O tratamento deve ser orientado pelo médico especialista, que pode prescrever a reposição de micronutrientes e o uso de medicamentos tópicos ou orais. Lembrando sempre dos riscos da automedicação”.

Nos casos mais graves de Covid-19 podem ficar algumas sequelas cutâneas. “A inflamação vascular que acontece na Covid-19, causa uma oclusão dos vasos sanguíneos periféricos, principalmente das mãos e dos pés. Essas lesões vaso-oclusivas, podem deixar a pele mais arroxeada e causar isquemia nas pontas dos dedos. Se não forem tratadas a tempo podem levar a necrose, e em último caso, até a amputação dos dedos”, perfaz.

“Caso você tenha passado pela doença e observado que seu cabelo está caindo, é importante consultar um especialista para esclarecer melhor o quadro e iniciar o tratamento o quanto antes”, orienta a especialista.

Fonte: Marcela Loschi, médica, atua em Belo Horizonte, com clínica médica no Hospital MaterDei e dermatologia em consultório particular. Especialista no tratamento de cicatrizes de acne.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar