Brasil,

Um dos principais problemas da obesidade é incidência de doenças cardiovasculares, que aumentou durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kelly Ortiz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialistas de saúde, dentre eles José Henrique Germann, se reúnem para explicar sobre o tema em um Webinar promovido pelo FórumDCNTs

Um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares que têm se tornado prevalente nos últimos anos é o excesso de peso. Das seis principais causas de morte no Brasil, quatro estão diretamente ligadas à obesidade: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e hipertensão. “O consumo de alimentos não saudáveis, a limitação da prática de atividades físicas, em especial nesse período da pandemia, contribui para aumentar ainda mais o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade”, informa o Coordenador do FórumDCNTs, Dr. Mark Barone, Doutor em Fisiologia Humana pela USP e Especialista em Educação em Diabetes.

Os últimos dados divulgados pelo IBGE 2020 revelam que a proporção de pessoas com obesidade no Brasil, com mais de 20 anos, mais do que dobrou em menos de duas décadas, passando de 12,2% para 26,8%. A pesquisa também revelou que 60% das pessoas, ou seja, cerca de 96 milhões de brasileiros estão acima do peso no país. Por isso, preocupado de como o isolamento social acentuou o sedentarismo e visando identificar e implementar estratégias para combater suas consequências, o FórumDCNTs realizará um Webinar na próxima sexta-feira (21), das 16h às 17h30.

O encontro reunirá especialistas da saúde, dentre eles o ex-Secretário Estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, para discutir estratégias e propostas de ajustes no modelo do Sistema Público de Saúde. O objetivo é promover esse encontro para traçar um panorama atual desse problema no país e promover parcerias entre instituições dos setores público, privado e terceiro setor para contribuir ao combate de doenças crônicas.

As doenças cardiovasculares ainda causam muitas mortes precoces no Brasil, que poderiam ser evitadas com diagnósticos e tratamentos rápidos, além da prevenção. “É importante conscientizar e implementar políticas públicas que favoreçam comportamentos saudáveis. A obesidade, assim como outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão e dislipidemia, pode muitas vezes ser evitada e sempre deve ser monitorada e tratada, lançando mão de estratégias baseadas em evidência científicas”, orienta Dr. Mark Barone.

Recomendações

O FórumDCNTs ressalta a importância da prática regular de exercícios físicos e da alimentação saudável, reduzindo o consumo de ultraprocessados, gorduras saturadas, sal e açúcar. E, a fim de manter um estilo de vida saudável, estabelecer uma rotina que inclua sono de qualidade e consultas e exames médicos periódicos. “Com os cuidados listados acima, é possível reduzir pela metade o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, finaliza Dr. Mark Barone.

Serviço:

Webinar Doença Cardiovascular: Soluções para este Desafio Multifatorial

Data: 21/05/2021

Horário: 16h às 17h30

Palestrantes:

Sra. Jaqueline Silva Misael (SAPS/MS)
Dr. José Francisco Saraiva (SBC)
Dr. José Henrique Germann (SES-SP)
Sr. Leandro Fonseca/Sr. Eduardo Rainer (Novartis)
Sra. Patrícia de Luca (AHF)
Sr. Rafael Dall Alba (OPAS/OMS)
Dr. Mark Barone (FórumDCNTs)

Para mais informações e agenda completa, acesse: https://www.forumdcnts.org/post/webinar-DCV-2021


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar