Brasil,

Anticoagulantes no tratamento da Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Singular Medicamentos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Medicamentos como as enoxaparinas e heparinas sódicas estão sendo aplicados para evitar a coagulação sanguínea em pacientes graves da covid-19.

Não é de hoje que as enoxaparinas e heparinas sódicas são aplicadas em tratamentos anticoagulantes em pacientes que com possibilidade de quadros de risco, como no caso das gestantes, que podem desenvolver tromboembolismo venoso.

Entretanto, estudos recentes levantaram a análise de distúrbios de coagulação sanguínea presentes nos casos mais graves da covid-19. Em pesquisa realizada pelo Hospital Sírio-Libanês em parceira com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi constatada uma funcionalidade melhor do pulmão de pacientes graves que foram tratados com medicamentos como heparina sódica.

É claro que para cada paciente, alguns protocolos de utilização sugerem doses intermediárias e doses padrões, mas depende do quadro clínico da pessoa que necessita do medicamento. A aplicação medicamentosa da heparina sódica para o tratamento de casos graves da covid-19 surgiu em março, após uma paciente apresentar cianose e queda de oxigenação sanguínea. Após este caso, os pesquisadores identificaram quadros de trombos em pacientes que falecerem em decorrência do coronavírus, confirmando a hipótese da covid-19 causar coagulações intravascular nos pulmões.

Por que a Covid-19 causa coagulação do sangue?

Uma pessoa ao ser infectada pela covid e desenvolve os sintomas, tem o pulmão como primeiro órgão afetado pela doença. O vírus entra pelo corpo através da respiração até chegar nas vias aéreas, e em alguns pacientes ocorre o que é chamado de tempestade inflamatória, que é um processo inflamatório intenso e com passar de horas ou dias, podem afetar outas regiões do corpo.

Esse fenômeno ocorre quando há uma grande liberação de fatores inflamatórios no corpo, e muitas delas, podem causar certo desequilíbrio no organismo e levar à trombose. Dois mecanismos ocorrem quase que de forma sobreposta, como lesão no endotélio ou coagulação disseminada dentro dos vasos sanguíneos. Como há a chance de elevar à quadros graves e a necessidade de medidas medicamentosas, se faz utilização de anticoagulantes, como enoxaparina e heparina sódica.

Nos casos graves da doença, nota-se que após certo período há o desenvolvimento de sinais clínicos de trombose pelo corpo. Estes pacientes passam a ter maiores riscos de ter quadros graves que envolvem obstrução dos vasos sanguíneos do coração, cérebro e pulmão. Outras enfermidades podem aumentar as chances do desenvolvimento

Ação da enoxaparina e heparina sódica

Medicamentos como a enoxaparina e a heparina sódica são caracterizados como categoria especial, e são comercializados por empresas farmacêuticas especializadas em medicamentos especiais. Estes medicamentos são um dos mais utilizados na parte clínica para tratamento de anticoagulante para diversos tipos de patologias que necessitam da aplicação.

A heparina é um agente natural do nosso organismo, produzido principalmente pelo fígado. Este fármaco age impedindo a formação de coágulos sanguíneos, conhecidos como trombos. A enoxaparina sódica também atua na prevenção de coágulos e tem a mesma função da heparina, porém com menor tamanho em atividades fundamentais clínicas. Tanto a heparina sódica quanto a enoxaparina sódica são utilizados no tratamento de hemodiálise e em pacientes que se submente a cirurgia cardiovascular com auxílio de sistema de circulação sanguínea.

A heparina sódica é encontrada como princípio ativo de medicamentos como Hepamax-S 5000ui/ml, Hemofol 5000ui/0,25ml. Já a enoxaparina sódica, tem apresentação em mais medicamentos, como o Hemax 4000ui, Versa 40mg, Heparinox 60mg/0,6ml, Enoxalow 40mg e Clexane 40mg, além de suas variações de dosagem. Você encontra estes medicamentos em empresas como a Singular Medicamentos, que são referência no mercado de medicamentos especiais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar